Veja como vai ficar a nova Marina da Glória


Nova Marina da Glória - Imagem: Divulgação

Nova Marina da Glória – Imagem: Divulgação

Sai asfalto e entra parque. O carioca vai ganhar um espaço com ciclovia, mirante, deck e muitas árvores. Tudo isso com direito a contemplar um dos principais cartões postais da cidade e do Brasil, o Pão de Açúcar. Assim será a nova área pública da Marina da Glória, projetada pelo escritório Burle Marx, responsável pelo projeto original do Parque do Flamengo, o que garante a total integração do espaço com o seu entorno. Além disso, a contratação da empresa Biovert Florestal e Agrícola garante a preservação da flora e fauna local de forma qualitativa, com o plantio de espécimes do bioma local (aproximadamente 500 árvores). O responsável pela novidade é o Grupo BR Marinas, concessionário da Marina e que está investindo R$ 60 milhões em toda a obra, que também visa a adequação do espaço para as Olimpíadas de 2016. A empresa ainda doará à Prefeitura do Rio de Janeiro um projeto do escritório Burle Marx para a área conhecida como Parque dos Piqueniques, que fica fora dos limites da Marina da Glória.

Nova Marina da Glória - Imagem: Divulgação

Nova Marina da Glória – Imagem: Divulgação

Dentre as mudanças que marcam a revitalização da Marina da Glória podemos destacar a principal preocupação com sua função primária, que é atender o setor náutico da melhor forma possível. Para isso, o espaço, que conta hoje com 167 vagas para barcos dentro da água e 73 vagas secas, passará para 415 e 240 vagas, respectivamente. O número de lojas também sofrerá mudanças, sendo reduzido de 40 para 24. As obras ficam prontas em fevereiro do ano que vem e o parque será finalizado após os Jogos Olímpicos, devido a uma solicitação do Comitê Organizador Local.

Para incentivar a circulação de turistas e cariocas na marina, as 510 vagas de automóveis ficarão concentradas em um estacionamento único, em parte no subsolo (236 vagas), e haverá espaço para restaurantes. O projeto atual pretende ocupar uma área total de 12.261 metros quadrados, um terço do que o projeto da antiga concessionária previa. O projeto é assinado pelo arquiteto Eduardo Mondolfo, que já trabalhou com Oscar Niemeyer (1907-2012) e é autor de prédios conhecidos, como o do Shopping Leblon e o Hotel Fasano.

Nova Marina da Glória - Imagem: Divulgação

Nova Marina da Glória – Imagem: Divulgação

About the Author

Luiz Souza
Fotojornalista criador do site Subúrbio RJ. O objetivo do site é compartilhar notícias e acontecimentos importantes da cidade do Rio de Janeiro e da região metropolitana do Rio. O foco principal do site é a divulgação de notícias relacionadas à cultura e eventos importantes para a cidade como o Jogos Olímpicos Rio 2016.

Be the first to comment on "Veja como vai ficar a nova Marina da Glória"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*