Urucuia Grande Sertão leva a cultura popular à Pavuna


Vencedor do Prêmio Arlequim de melhor espetáculo no Festival de Teatro Cidade do Rio de Janeiro tem três apresentações na Arena Carioca Jovelina Pérola Negra

Urucuia Grande Sertão - Areca Carioca Pavuna

Urucuia Grande Sertão na Areca Carioca Pavuna – Foto: Guillermo Ribas / Divulgação

O Coletivo Peneira faz três apresentações gratuitas da peça infanto juvenil “Urucuia Grande Sertão”, vencedora do Prêmio Arlequim – nas categorias melhor espetáculo, melhor direção, melhor ator, melhor atriz coadjuvante e melhor iluminação -, nos dias 16 (às 10h e 14h) e 17 (às 10h) de abril na Arena Jovelina Pérola Negra. O texto de Eridiana Rosa e Luiz Fernando Pinto é inspirado na obra de Luís da Câmara Cascudo, o maior folclorista da América Latina. A direção é de Marcia do Valle e o elenco é composto por Alex Teixeira, Luiz Fernando Pinto, Michele Lima, Moises Salazar, Pedro Yudi, Rogerio Lisil e Thaiane Leal.

A trama se passa em um reino distante no sertão brasileiro, onde um rei viúvo e solitário, influenciado pelo avançar da idade e a vontade de ter netos, determina que seu fiel servo arrume um rapaz para casar com a jovem princesa. O criado tem a brilhante ideia de convocar rapazes a desafiar a princesa com diferentes adivinhas. O rapaz que conseguir fazer uma adivinha que a princesa não consiga desvendar terá a mão da moça em casamento. Após o anúncio, surgem pretendentes de todos os cantos do Sertão. Com isso, o patriarca recria esperanças, apesar de toda a resistência da princesa, que se julga a mais inteligente do Reino. Para essa princesa tão esperta, nenhum homem é capaz de demonstrar inteligência maior que a sua. Inspirado por esta narrativa, o grupo traz à tona algumas questões contemporâneas e atuais, como o preconceito social e o amor, em um espetáculo alegre, repleto de música e referências da cultura popular brasileira.

Sobre o Coletivo Peneira:
O Coletivo é uma trupe que tem a cultura popular brasileira como fonte de inspiração para criações artísticas. Ele foi criado em 2010 por artistas de diversas localidades do estado do Rio de Janeiro, que desempenham um importante papel social por meio da ocupação de espaços públicos ociosos, como praças e parques. Seus encontros são realizados em escolas municipais cariocas, na Casa da Gávea, na Casa da Glória, no Centro de Artes Calouste Gulbenkian, no Aterro do Flamengo e na Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Penna, acreditando que a arte e a educação devem sempre andar juntas. Atualmente a trupe se reúne ainda para pesquisas teatrais, já que a maioria dos componentes são estudantes de artes cênicas. Além disso, os integrantes apostam em intervenções, considerando que a rua é uma excelente plataforma para a experimentação artística.

Ficha técnica
Direção: Marcia do Valle
Direção musical: Raoni Costa
Elenco: Alex Teixeira, Anderson Primo, Luiz Fernando Pinto, Michele Lima, Moises Salazar, Pedro Yudi e Thaiane Leal
Iluminação: Leopoldo Barbato
Cenografia: Karine Drumond
Figurino: Camila Loren
Produção: Pagu Produções Culturais

Serviço
Data: 16/04 às 10h e 14h e 17/04 às 10h
Horário:
Local: Arena Jovelina Pérola Negra (Praça Ênio S/N – Pavuna – ao lado da Escola Telêmaco)
Capacidade: 330 pessoas
Telefone: 2886-3886
Classificação: Livre
Duração: 50 minutos
Entrada gratuita

About the Author

Luiz Souza
Fotojornalista criador do site Subúrbio RJ. O objetivo do site é compartilhar notícias e acontecimentos importantes da cidade do Rio de Janeiro e da região metropolitana do Rio. O foco principal do site é a divulgação de notícias relacionadas à cultura e eventos importantes para a cidade como o Jogos Olímpicos Rio 2016.

Be the first to comment on "Urucuia Grande Sertão leva a cultura popular à Pavuna"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*