Resposta das autoridades sobre problemas do Parque Madureira


Na semana passada publiquei aqui no Subúrbio RJ uma matéria falando sobre os problemas na expansão do Parque Madureira no trecho entre Rocha Miranda e Honório Gurgel. O assunto gerou alguma polêmica pois alguns leitores do Subúrbio RJ e de páginas de bairros onde a matéria foi publicada discordaram sobre alguns pontos abordados. Uns achavam realmente um absurdo haver gente soltando pipa dentro do Parque Madureira, enquanto outros acreditaram que isso é normal. Um ponto ninguém discordou: o Parque Madureira está ficando cada vez mais perigoso, em especial nos seus acessos. Uma das passarelas do Parque Madureira já até ganhou apelido: “Passarela do Perdeu“, pois ao passar por ali, em baixo do Viaduto de Rocha Miranda, há grandes chances de você ser assaltado e até mesmo agredido. São dezenas de relatos na página Informe Rocha Miranda, que divulga estes problemas com frequência.

Parque Madureira Rocha Miranda - Foto: Luiz Souza

Parque Madureira Rocha Miranda – Foto: Luiz Souza

Caso tenha interesse, leia o artigo original sobre os problemas do Parque Madureira entre Rocha Miranda e Honório Gurgel.

Cumprindo meu papel de cidadão, entrei em contato com as assessorias de comunicação de alguns órgãos públicos para obter respostas sobre os problemas levantados e aqui vou compartilhar as respostas que já recebi.

Problemas de iluminação nos acessos, que favorecem a prática de crimes

Entrei em contato com a RioLuz e obtive uma resposta bem rápida com relação à iluminação dos acessos do Parque. Informei o fato de que a passarela em baixo do viaduto que liga Rocha Miranda a Oswaldo Cruz – Passarela do Perdeu – é um local mal iluminado no período da noite e por ficar em baixo do viaduto, o lugar com iluminação ineficiente pode favorecer a prática de crimes. A resposta da RioLuz foi a seguinte: “A Rioluz, empresa municipal de iluminação, informa que reforçou a iluminação nos acessos aos locais citados e que local é atendido por iluminação adequada.”

Nota: ainda não tive a oportunidade de passar pelo local para verificar se de fato houve melhorias na iluminação pública, então deixo em aberto os comentários do blog para que os próprios usuários possam enviar seus relatos. Caso prefiram um contato com mais sigilo, podem enviar e-mail para suburbiorj@gmail.com pois se for pedido do leitor, não vou divulgar nomes ou outras informações que possam identificar ao denunciante.

Problemas de gente soltando pipa dentro do Parque Madureira, com linha chilena e cerol

Em contato com a SEOP – Secretaria de Ordem Pública, recebi a seguinte resposta: “Luiz, essas questões apontadas não são de atribuição da Seop”. As mesmas questões foram encaminhadas para a assessoria de comunicação da Guarda Municipal, que não respondeu à mensagem até a publicação deste artigo.

Problemas sem resposta dos órgãos competentes

A mensagem que encaminhei para a Guarda Municipal do Rio de Janeiro e para a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer não foram respondidas até o momento. A solicitação foi encaminhada a eles na quinta-feira (15) no período da manhã. Esta matéria está sendo publicada na segunda-feira (19) no período da tarde, tempo suficiente para a produção de respostas. Caso as respostas sejam enviadas, vou atualizar esta publicação.

Seu papel como cidadão pode resolver estes problemas

Somente pressionando os órgãos públicos, cobrando respostas e melhorias é que poderemos melhorar a qualidade de vida em nossa região. O Parque Madureira é um local que se for deixado de mão, vai se transformar em um sério problema para todos os bairros margeados por ele. Vamos lembrar por exemplo a Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão: apesar de ser um lugar lindo, histórico e uma ótima área de lazer, ficou descuidada por muitos anos e se transformou em um grande problema para quem passa por ali. Se não tomarmos nossas atitudes de cobrar dos responsáveis, o local vai se deteriorar e rapidamente vai virar uma imensa cracolândia com todos os seus problemas. Como todos sabem, o consumo de drogas dentro do Parque Madureira cresce mais a cada dia. Se bobear já existe até gente vendendo drogas lá dentro. Os assaltos são cada vez mais frequentes. Façam seus boletins de ocorrência pois se não tiver registro de roubos e furtos as autoridades vão se limitar a dizer que não sabiam… Pensem nisso e façam sua parte também ! Vamos salvar o Parque Madureira e toda nossa região !

Importante

Sou apenas um morador de Rocha Miranda, não tenho nenhuma pretensão política e deixo claro que NÃO APOIO NENHUM CANDIDATO, nem os que “são do bairro” e nem os que só aparecem por aqui em tempos de eleição. Não apoio nenhum candidato a vereador e nem a prefeito. Obviamente, como cidadão, tenho minhas opções de voto, mas não vou levantar bandeira de ninguém ! Ninguém do mundo da política tem feito nada por nós ! Vamos lembrar disso nas próximas eleições ! Entretanto deixo claro também, que respeito às mais diversas opiniões e não vou apagar comentários que forem publicados aqui. Só serão apagados comentários que não tenham relação com o conteúdo deste artigo. Se quiser publicar um comentário sobre o candidato A, B ou C que o faça usando argumentos que complementem o que aqui foi publicado. Se for algo do tipo “vote em fulano” vou apagar !

About the Author

Luiz Souza
Fotojornalista criador do site Subúrbio RJ. O objetivo do site é compartilhar notícias e acontecimentos importantes da cidade do Rio de Janeiro e da região metropolitana do Rio. O foco principal do site é a divulgação de notícias relacionadas à cultura e eventos importantes para a cidade como o Jogos Olímpicos Rio 2016.

Be the first to comment on "Resposta das autoridades sobre problemas do Parque Madureira"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*