Procon RJ autua 16 lavanderias em operação Lava-Jato


O Procon Estadual, ligado à Secretaria de Proteção e Defesa do Consumidor, fiscalizou nesta quinta-feira (19/03) lavanderias da Zona Norte, Sul e Centro da cidade do Rio de Janeiro. A Operação Lava-Jato vistoriou 18 lavanderias. Dessas, 16 foram autuadas. Ao todo, seis tinturarias foram autuadas por não apresentarem o certificado do Corpo do Bombeiros. Se não apresentarem o documento ao Procon Estadual em 48 horas, os estabelecimentos serão interditados.

Dos estabelecimentos autuados, 13 ainda não possuem um exemplar do Livro de Reclamações, que a Lei Estadual 6.613/2013 tornou obrigatório em todos os estabelecimentos comerciais do Estado do Rio de Janeiro. Onze estabelecimentos não disponibilizavam um Código de Defesa do Consumidor (CDC) para consultas no local.

Não foram encontradas irregularidades nas seguintes lavanderias: 5ASec, localizada na Rua Barata Ribeiro, em Copacabana, e na Washtec Lavanderia, localizada na Rua Barão de Mesquita, na Tijuca.

Balanço da Operação Lava-Jato

1 – Lav & Mais (Rua Haddock Lobo, 279 – Tijuca): Ausência de informação ao consumidor que a lavanderia não faz lavagem no local e o consumidor não sabe aonde é feita a lavagem. Ausência do CDC para consulta. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do cartaz do Disque 151.

2 – Lavanderia Vilarinho (Rua Washington Luiz, 99 – Centro): Ausência do CDC para consulta. Ausência do cartaz do Disque 151.

3 – Tinturaria e Lavanderia Afonso Pena (Rua Mariz e Barros, 1121 – Tijuca): Ausência do alvará de funcionamento no local. Está com contador para mudança de letreiro. Prazo de 48 horas para apresentação.

4 – Tijuca Dry Clean Lavanderia (Rua Barão de Mesquita, 186 – Tijuca): Ausência do Livro de Reclamações.

5 – Lavanderia Flor de Copacabana (Rua Siqueira campos, 239 – Copacabana): Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do CDC para consulta.

6 – Tinturaria Rio de Janeiro (Rua do Resende, 99 – Centro): Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do certificado corpo de bombeiros, dado prazo de 48h para apresentação.

7 – Tinturaria e Lavanderia Alvear (Rua Santa Clara, 151 – Copacabana): Ausência do CDC para consulta.

8 – Tinturaria Nossa Senhora De Fátima (Av. Nossa Senhora de Fátima, 50 – Bairro de Fátima): Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do CDC para consulta. Ausência do certificado corpo de bombeiros, dado prazo de 48h para apresentação.

9 – Sá Ferreira Lavanderia (Rua Sá Ferreira, 44 lj E – Copacabana): Ausência do CDC para consulta. Ausência do Livro de Reclamações.

10 – Tinturaria Três Irmãos (Rua da Lapa, 151 – Lapa): Ausência do CDC para consulta. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do certificado corpo de bombeiros, dado prazo de 48h para apresentação.

11 – Tinturaria Pombo de Ouro (Rua dos Inválidos, 33 – Centro): Ausência do CDC para consulta. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do cartaz do Disque 151. Ausência do certificado corpo de bombeiros, dado prazo de 48h para apresentação.

12 – Lavanderia Miss Clean (Rua Barão de Ipanema, 32 – Ipanema): Ausência do CDC para consulta. Ausência do Livro de Reclamações.

13 – Lavanderia Uruguai (Rua Uruguai, 266 –B – Tijuca): Ausência do Livro de Reclamações.

14 – Lavi Vila (Boulevard 28 de Setembro, 361 – Vila Isabel): Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do certificado corpo de bombeiros, dado prazo de 48h para apresentação.

15 – Quality Lavanderia (Rua Bambina, 180 lj a e b – Botafogo): Ausência do Livro de Reclamações.
Ausência do CDC para consulta.

16 – Tinturaria e Lavanderia Relâmpago (Rua André Cavalcanti, 13 – Centro): Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do CDC para consulta.

About the Author

Luiz Souza
Fotojornalista criador do site Subúrbio RJ. O objetivo do site é compartilhar notícias e acontecimentos importantes da cidade do Rio de Janeiro e da região metropolitana do Rio. O foco principal do site é a divulgação de notícias relacionadas à cultura e eventos importantes para a cidade como o Jogos Olímpicos Rio 2016.

Be the first to comment on "Procon RJ autua 16 lavanderias em operação Lava-Jato"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*