Procon Estadual interdita pista de kart em Sulacap


Local não tinha itens de segurança obrigatórios e alvará de funcionamento

O Procon Estadual, ligado à Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor, realizou, nesta quinta-feira (18/02), a Operação De Olho em Silverstone, que vistoriou pistas de kart nas zonas Norte e Oeste da cidade do Rio. Os fiscais checaram denúncias ligadas ao uso dos itens de segurança obrigatórios e acabaram interditando um local em que não era utilizado nenhum equipamento de segurança e não possuía alvará de funcionamento. Ao todo, seis pistas foram fiscalizadas e, além da interditada, outras três foram autuadas.

20160218_151046edt

O Adrenalina Kart Racing, localizado no Parque Shopping Sulacap, além de não apresentar alvará de funcionamento e o certificado do Corpo de Bombeiros, não possuía Livro de Reclamações e nenhum equipamento de segurança. Segundo a Lei 2.690/1997, é obrigatório o uso de capacete, balaclava, luvas, elásticos para pilotos com cabelo comprido e macacão especial para amortecer o impacto em caso de queda. Além disso, deverá existir uma proteção no tanque de combustível para evitar vazamentos. O estabelecimento foi interditado pelos fiscais.

20160218_151734edt

Já a filial do Adrenalina Rio Kart, localizada na Avenida Brasil, 22.155, em Guadalupe, deverá apresentar em 48 horas na Autarquia o certificado do Corpo de Bombeiros, sob pena de interdição. O local também não estava equipado com os itens de segurança previstos em Lei, não possuía Livro de Reclamações, tabela de preços e nem macacão especial para os consumidores.

20160218_161457edt

O Rio Kart Indoor, localizado na Estrada do Gabinal, 313, na Freguesia, foi autuado por não apresentar um exemplar do Livro de Reclamações autenticado pelo Procon e não disponibilizar uma tabela de preços ao consumidor. Também não apresentou o Livro de Reclamações o Top Kart Indoor, localizado no subsolo do Supermercado Extra da Avenida das Américas, 1.510.

O Top Kart Indoor no Shopping Nova América e o Point Kart na Rua José Higino, na Tijuca, não apresentaram irregularidades.

O nome da operação é uma referência ao circuito de Silverstone, na Inglaterra, um dos principais do automobilismo mundial.

As fotos que ilustram este artigo foram cedidas Pelo ProconRJ a título de divulgação da operação realizada.

About the Author

Luiz Souza
Fotojornalista criador do site Subúrbio RJ. O objetivo do site é compartilhar notícias e acontecimentos importantes da cidade do Rio de Janeiro e da região metropolitana do Rio. O foco principal do site é a divulgação de notícias relacionadas à cultura e eventos importantes para a cidade como o Jogos Olímpicos Rio 2016.

Be the first to comment on "Procon Estadual interdita pista de kart em Sulacap"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*