Procon Estadual interdita padaria em Niterói e autua outras sete no Rio


Na Pizzaria York, na Abolição, havia baratas, sujeira e produtos vencidos.

O Procon Estadual, ligado à Secretaria de Estado de Governo, realizou, nesta terça-feira (20/09), uma nova etapa da Operação Pão na Chapa, desta vez fiscalizando padarias em bairros das zonas Norte e Sul da cidade do Rio e em Niterói. Foram fiscalizadas 10 padarias e oito delas foram autuadas, sendo uma interditada. Quase 180kg e 80 litros de produtos impróprios ao consumo foram descartados pelos fiscais.
A Padaria Central de Pendotiba, na Estrada Francisco da Cruz, em Niterói, foi interditada pelos fiscais. Ele encontraram cerca de 33 litros e 33kg de produtos vencidos, entre refrigerantes, leite, bolos, banha, margarina, iogurte e frios. Também havia 45 frangos e 13kg de frios sem especificação de prazo de vencimento. Diversos problemas de infraestrutura foram encontrados na área de produção de pães, no estoque e na câmara frigorífica da padaria. Dentre os problemas, havia fiação exposta no quadro de força, pisos quebrados, equipamentos sujos, mofo no teto e nas paredes, janela quebrada e acúmulo de água no chão. A dedetização estava vencida desde 08/10/15 e foi encontrada uma barata na área de produção. Além disso, não foram apresentados os certificados do Corpo de Bombeiros e de potabilidade da água. O estabelecimento não possuía o cartaz do Disque 180, o cartaz de disponibilidade de água gratuita e não havia um exemplar do Código de Defesa do Consumidor para consulta dos clientes.

Na pizzaria York, na Av. Dom Hélder Câmara, 7340, na Abolição, os fiscais encontraram baratas, sujeira no chão, teto com bolores, sujeira na parede e lixeiras abertas, sem acionamento por pedal, na área de produção. Havia cerca de 28kg de produtos sem especificação da data de validade entre frios, frango desfiado, calabresa, mistura de queijo com presunto, recheio de chocolate, camarão e polvo. Entre os produtos vencidos, havia 2kg e 400g de frango no estoque. E estavam à venda 45 litros de chope de vinho vencidos.

Não foram encontradas irregularidades na Panificação Voluntários (Rua Voluntários da Pátria, 201 – Botafogo) e Confeitaria Colonial (Miguel de Frias, 70 – Niterói).

Balanço da Operação Pão na Chapa

1 – York (Av. Dom Hélder Câmara, 7340 – Abolição): Constatado na área de produção: baratas, sujeira no chão, teto com bolores e sujeira na parede, e lixeiras abertas, sem acionamento por pedal. Produtos sem especificação: Na área de produção: 720g de frios, 450g de frango desfiado, 250g de calabresa, 3kg de mistura de queijo com presunto, 10kg de recheio de chocolate encontrado com colher dentro da panela. No estoque: 7kg de camarão; 6kg e 500g de polvo. Produto vencido no estoque: 2kg e 400g de frango. Sem especificação na área de venda: 45 litros de chope de vinho.

2 – Golden Bread (Rua São Clemente, 92 – Botafogo): Sem especificação: 500g de frango congelado. Lixeira sem acionamento por pedal na cozinha. Ausência do Certificado de Aprovação do Corpo de Bombeiros. Ferrugem na tampa do freezer. Determinou-se reparo no prazo de 15 dias. Ausência do Livro de Reclamações.

3 – Bloise Bistrô (Rua São Clemente, 254 – Botafogo): Vencidos: 1kg e 120g de bolinha de queijo. Sem especificação: 630g de massa para salgados. Apesar de ter apresentado certificado de dedetização foi encontrada barata, determinado o reforço. Ausência de isolamento entre área de produção e depósito (embalagens). Ausência de Certificado do Corpo de Bombeiros.

4 – Padaria Atlântica (Rua Cel. Moreira Cesar, 470 – Icaraí): Produtos vencidos: 5kg e 200g de ameixa. Produtos sem especificação: 5 kg de frango desfiado temperado; 7kg e 600g de pontas de frios; 3kg e 900g de aparas frios; 1kg e 600g de hambúrguer; 1kg e 100g de camarão cozido; 4kg e 900g de salsicha. Lixeiras sem acionamento por pedal. Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência de certificado de potabilidade da água. Ausência do cartaz do disque 180. Ausência do cartaz de disponibilidade de água gratuita.

5 – Padaria Estrela Polar (Rua Padre Manso, 139 – Madureira): Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência de certificado de dedetização.

6 – Padaria Paladar e Aroma (Rua Maria Freitas, 87 loja b – Madureira): Foi constatado 2 botijões de gás GLP no interior do estabelecimento, o aparelho a gás foi interditado. Ausência de certificado de potabilidade da água. Dedetização vencida em 20/08/16. Lixeira aberta sem pedal.

7 – Glamour (Est. Caetano Monteiro, 1019): Produtos Vencidos: 11kg de farinha de trigo, 2kg de peito (carne) e 3kg e 300g de ovo de codorna. Produtos sem especificação: 2kg de bacon, 3kg e 500g de linguiça, 500g de dobradinha, 12kg de queijo, 1kg e 500g de requeijão cremoso, 16kg e 500g de pontas de frios, 7kg e 300g de mexilhão, 5kg de carne, 2kg e 300g de costelinha, 5kg de frango, no espeto e temperado. Foram encontrados dois botijões de gás em uso, um no primeiro piso e outro no segundo piso. Foi determinada a retirada imediata por pessoa capacitada dos botijões e OS aparelhos foram lacrados. Prazo de 30 dias para reparo na porta e no batente da Câmara congelada. Limpeza imediata das câmaras. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do certificado de potabilidade da água. Ausência do cartaz do Disque 180. Ausência do cartaz disponibilidade de água gratuita. Ausência do cartaz do Disque 151. Ausência do Código de Defesa do Consumidor para consulta.

8 – Padaria Central de Pendotiba (Estrada Francisco da Cruz): Produtos vencidos: 12 garrafas de 500 ml cada de guaraná natural; 11 garrafas de 600 ml de refrigerante; 1 lata de 350 ml de refrigerante, 100g de iogurte tipo suíço, 8 garrafas de 450 ml de refrigerante, 2 kg margarina, 200 ml suco, 200g de requeijão, 500g de pizza, 2 kg de bolo de aipim, 3 dúzias de ovos, 19kg de queijo prato, 10 kg de banha, 4 garrafas 500 ml suco abacaxi, 980 ml de suco caju e 14 litros de leite. Sem especificação: 4kge 900g de mortadela, 2kg e 400g de presunto, 6kg e 300g de queijos, 45 frangos. Área de produção de pães: fiação exposta no quadro de força, pisos quebrados, equipamentos sujos. Câmara frigorífica: mofo no teto e nas paredes, fiação exposta, piso quebrado. Área de estoque seco: janela quebrada, mofo no teto, piso quebrado. Área de estoque de farinha: mofo no teto, acúmulo de água no chão. Barata encontrada na área de produção. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência do certificado de potabilidade da água. Dedetização vencida em 08/10/15. Ausência do cartaz do Disque 180. Ausência do cartaz disponibilidade de água gratuita. Ausência do Código de Defesa do Consumidor para consulta. Estabelecimento interditado até que se cumpram as irregularidades.

Fotos da Operação do Procon em Padarias do Rio de Janeiro

Operação Pão na Chapa do Procon

Operação Pão na Chapa do Procon

Geladeira Suja em Padaria

Geladeira Suja em Padaria

Fungo no Queijo Podre

Fungo no Queijo Podre

Sujeira em Padaria

Sujeira em Padaria

Instalações elétricas

Instalações elétricas

Procon fiscaliza padarias

Procon fiscaliza padarias

Fotos Cedidas pelo Procon Estadual.

About the Author

Luiz Souza
Fotojornalista criador do site Subúrbio RJ. O objetivo do site é compartilhar notícias e acontecimentos importantes da cidade do Rio de Janeiro e da região metropolitana do Rio. O foco principal do site é a divulgação de notícias relacionadas à cultura e eventos importantes para a cidade como o Jogos Olímpicos Rio 2016.

Be the first to comment on "Procon Estadual interdita padaria em Niterói e autua outras sete no Rio"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*