Procon Estadual interdita lanchonete no Shopping Novo Leblon


Operação Secos e Molhados desta quarta-feira autua quatro supermercados, além de interditar lanchonete no Shopping Novo Leblon.

Procon Novo Leblon

O Procon Estadual, ligado à Secretaria de Estado de Governo, realizou nesta quarta-feira (31/08) uma ação de fiscalização de estabelecimentos da área de alimentação do Shopping Novo Leblon, na Barra da Tijuca. A ação atendeu a um pedido do Ministério Público e interditou o Zap Sucos e Saladas, uma das nove lojas autuadas.

No Zap Sucos e Saladas foram descartados 2kg e 350g entre produtos vencidos (grão de bico, pão de forma, iscas de carne e ovo de codorna) e sem especificação do prazo de validade (frango desfiado e massa para crepe). Não foram apresentados aos fiscais os certificados de dedetização, do Corpo de Bombeiros nem de potabilidade da água. A fiscalização encontrou uma barata na cozinha e não havia uma versão do cardápio em braile, conforme determina a lei. O estabelecimento não possuía cartaz do Disque 151 (denúnicas no Procon-RJ), do Disque 180 (denúncia de violência contra a mulher), nem do informativo sobre o direito à água filtrada gratuita. Também não havia disponibilizado um Código de Defesa do Consumidor para consulta nem o Livro de Reclamações.

Secos e Molhados

Também nesta quarta, o Procon-RJ realizou uma nova etapa da Operação Secos e Molhados. Foram fiscalizados mais cinco supermercados nas zonas Norte e Sul e Oeste do Rio. Desses, quatro foram autuados.
No supermercado Zona Sul localizado na Av. Rainha Elizabeth, 325, em Ipanema, os fiscais constataram a ausência de balança de precisão para utilização dos consumidores. Também foi verificada a divulgação de uma promoção que induzia os consumidores em erro: nos cartazes não estava erm destaque que a promoção era exclusiva para os clientes fidelidade do mercado. Além disso, foram encontrados vencidos seis garrafas de 355ml de cerveja e 600g de queijo grana padano. O local não possuía certificado do Corpo de Bombeiros e havia dois registros no Livro de Reclamações que não haviam sido remetidos ao Procon no prazo determinado pela lei.

Não foram encontradas irregularidades nos seguintes estabelecimentos: Assaí (Rua Domingos Lagos, 192 – Campinho); Bob´s; Koni Store; Porto do Sabor Restaurante (Shopping novo Leblon – Barra).

Balanço da Operação a pedido do MP

1 – Zap Sucos e Saladas (Shopping Novo Leblon – Barra da Tijuca): Vencidos: 600 g de grão de bico; 150g de pão de forma; 300g de iscas de carne; 500 g de ovo de codorna. Sem especificação: 500g de frango desfiado; 300g de massa para crepe. Havia barata na cozinha. Ausência de certificado de dedetização. Ausência de certificado de Corpo de Bombeiros. Ausência de certificado de potabilidade da água. Ausência do Disque 151. Ausência de CDC para consulta. Ausência de cartaz do Disque 180. Ausência de cardápio em braile. Ausência de cartaz disponibilizando água filtrada gratuita. Ausência de Livro de Reclamações. Local interditado até que seja comprovada a realização de dedetização e posterior liberação pelo Procon. Interditado.

2 – Spoleto (Shopping Novo Leblon – Barra da Tijuca): Ausência do Corpo de Bombeiros. Livro de reclamações não autenticado.

3 – Amago Pastelaria e Lanchonete (Shopping Novo Leblon – Barra): Produtos sem especificação: 4kg de empada; 2kg de molho branco; 3kg de carne; 1kg de presunto. Ausência de Certificado de potabilidade da água. Ausência de certificado de dedetização. Ausência de certificado de Corpo de Bombeiros.

4 – Sweet Elô Restaurante (Shopping Novo Leblon – Barra): Ausência de certificado de Corpo de Bombeiros. Produtos sem especificação: 2kg de salmão; 4kg de carne. Condições de higiene da cozinha precárias, com piso rachado, alimentos e panelas no chão. Prazo de 15 dias para sanar irregularidades, sob pena de interdição.

5 – Pizza House (Shopping Novo Leblon – Barra): Vencido: sete litros de chope claro de um barril de 50 litros. Ausência de cardápio em braile.

6 – Mundo Verde (Shopping Novo Leblon – Barra): Ausência de preço nos produtos. Ausência de cartaz Disque 180.
7 – Subway (Shopping Novo Leblon – Barra): Ausência de certificado de Corpo de Bombeiros. Ausência de cardápio em braile. Ausência de Livro de Reclamações.

8 – Artesanal Gourmet (Shopping Novo Leblon – Barra): Vencidos: 2kg e 300g de feijoada congelada. Reclamação de 24/07/16 não enviada ao órgão. Ausência de cardápio em braile.

9 – Forneria Tropical (Shopping Novo Leblon – Barra): Vencidos: 440g de pão vencido. Sem especificação: 200g de pão; 1kg de recheio de empadão; 2kg e 500g de hambúrguer; 800g de linguiça; 400g de granola; 4kg de feijão branco.

Balanço da Operação Secos e Molhados

1 – Zona Sul (Rua Visconde de Pirajá, 25 – Ipanema): Ausência de balanças de precisão para utilização dos consumidores. Produtos vencidos: seis garrafas (600ml, cada) de cerveja. Promoção exclusiva para possuidores de cartão ou chaveiro Zona Sul, no entanto, não estava de forma clara, induzindo demais consumidores em erro.

2 – Prezunic (Rua Cândido Benicio, 20 – Campinho): Batente da câmara de frios do açougue descascado, com mofo e em má conservação. Prazo de 30 dias para reparo. Ausência de caixa preferencial em quantidade mínima determinada por lei.

3 – Zona Sul (Av. Rainha Elizabeth, 325 – Ipanema): Ausência de balança de precisão para utilização dos consumidores. Produtos vencidos: seis garrafas de 355ml, cada, de cerveja, 600g de queijo grana padano. Promoção exclusiva para possuidores de cartão ou chaveiro Zona Sul, no entanto, não estava de forma clara, induzindo demais consumidores em erro. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Dois registros no Livro de Reclamações do Procon, datadas de 10/12/15 e 14/12/15, não enviados no prazo legal.

4 – Zona Sul (Rua Francisco Sá, 35 – Copacabana): Ausência do Certificado de Aprovação do Corpo de Bombeiros. Pescado exposto à manipulação do consumidor. Vencidos: 9kg de azeitonas; 1kg e 200g de aliche. Ausência de balanças para checagem. Maior destaque para preço no cartão fidelidade.

About the Author

Luiz Souza
Fotojornalista criador do site Subúrbio RJ. O objetivo do site é compartilhar notícias e acontecimentos importantes da cidade do Rio de Janeiro e da região metropolitana do Rio. O foco principal do site é a divulgação de notícias relacionadas à cultura e eventos importantes para a cidade como o Jogos Olímpicos Rio 2016.

Be the first to comment on "Procon Estadual interdita lanchonete no Shopping Novo Leblon"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*