Procon Estadual autua seis supermercados nas Zonas Norte e Sul


Operação Secos e Molhados desta terça descarta 42kg de alimentos impróprios ao consumo

O Procon Estadual, ligado à Secretaria de Estado de Governo, realizou nova etapa da Operação Secos e Molhados, nesta terça-feira (30/08). Foram fiscalizados mais seis supermercados nas zonas Norte e Sul do Rio. Todos foram autuados. O Posto de Gasolina MR da Taquara, na Estrada Marechal Miguel Salazar Mendes de Moraes, 600, em Jacarepaguá, foi vistoriado em atendimento a um ofício do Ministério Público, mas nele não foram encontradas irregularidades.

No Mundial, localizado na Rua Uranos, 945, em Ramos, havia 18kg e 700g de frios de frango vencidos e pescado à venda em contato direto com gelo. Os fiscais encontraram registros no Livro de Reclamações que não haviam sido enviados no prazo e notificou o estabelecimento a apresentar as queixas na sede do Procon-RJ.

No número 1291 da mesma rua, o Prezunic armazenava cerca de 10kg de queijos vencidos e 3kg e 350g de marrom glacê em bandejas, sem proteção, empilhadas e com o fundo das mesmas em contato direto com o produto de outra bandeja. Foi constatada divergência de preços entre a gôndola e o registrado no caixa. Em ambos, não havia a quantidade mínima definida por Lei de caixas para atendimento preferencial.
Balanço da Operação Secos e Molhados

1 – Mundial (Rua Uranos, 945, Ramos): Produtos vencidos: 18kg e 700g de frios de frango. Pescado a venda em contato direto com gelo. Não há quantidade mínima de caixas preferenciais. Havia registros no Livro de Reclamações e o estabelecimento deverá apresentar o recebimento das reclamações na sede da autarquia.

2 – Pão de Açúcar (Rua Jardim Botânico, 680 – Jardim Botânico): Ausência de uma balança de precisão para utilização dos consumidores. Ausência de caixa preferencial em número determinado em lei. Produtos vencidos: 150 ovos brancos.

3 – Zona Sul (Rua Pacheco Leão, 16 – Jardim Botânico): Ausência de balança de precisão para utilização dos consumidores. Produtos vencidos: 1kg e 500g de queijo. Promoção exclusiva para detentores de cartão ou chaveiro zona sul, no entanto, não estava de forma clara, induzindo consumidores em erro. Câmara frigorífica de hortifrúti apresentando ferrugem nas prateleiras. piso da Câmara congelada apresentando fissuras e acúmulo de água.

4 – Prezunic (Rua Uranos, 1291, Ramos): Produtos vencidos: 9kg e 500g de queijo; 386 g de queijo prato. Produtos mal armazenados: 3kg e 350g de marrom glacê em bandejas, sem proteção, empilhadas e com o fundo das mesmas em contato direto com o produto de outra bandeja. Ausência de quantidade mínima de caixas para prioridade. Divergência de preços, a maior, entre a gôndola e os caixas, lesando o consumidor.

5 – Zona Sul (Av. Rodrigo Otávio, 269 – Gávea): Prateleiras das câmaras frigoríficas com ferrugem. Prazo de 30 dias para reparo. Ausência de balança de precisão para utilização dos consumidores. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Quatro garrafas de 600ml de cerveja vencida. Promoção exclusiva para detentores de cartão ou chaveiro zona sul, no entanto, não estava de forma clara, induzindo consumidores em erro.

6 – Zona Sul (Rua Jardim Botânico, 81 – Jardim Botânico): Ausência de balança de precisão para utilização dos consumidores. Produtos vencidos: 9 kg de massa de pastel. Promoção exclusiva para detentores de cartão ou chaveiro zona sul, no entanto, não estava de forma clara, induzindo consumidores em erro. Ausência do certificado de potabilidade da água.

Fotos da Operação do Procon nos Supermercados

ø;

ø;

ø;

ø;

ø;

ø;

ø;

ø;

20160830_125549edt

About the Author

Luiz Souza
Fotojornalista criador do site Subúrbio RJ. O objetivo do site é compartilhar notícias e acontecimentos importantes da cidade do Rio de Janeiro e da região metropolitana do Rio. O foco principal do site é a divulgação de notícias relacionadas à cultura e eventos importantes para a cidade como o Jogos Olímpicos Rio 2016.

Be the first to comment on "Procon Estadual autua seis supermercados nas Zonas Norte e Sul"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*