Procon Estadual autua quatro padarias em Itaboraí


Cerca de 21kg de alimentos foram descartados pela fiscalização

O Procon Estadual realizou, nesta segunda-feira (29/05), uma nova etapa da Operação Pão na Chapa, que, desta vez, fiscalizou quatro padarias da cidade de Itaboraí, na região metropolitana do Rio de Janeiro. A fiscalização descartou cerca de 21kg e 740g de alimentos impróprios para o consumo, além de 29 garrafas de refrigerante. Todos os estabelecimentos vistoriados hoje foram autuados.

Na Padaria Carla, localizada na Rua Duque de Caxias 3.656, a fiscalização descartou 18 garrafas de refrigerante (600ml cada) localizadas na área de vendas e que estavam fora do prazo de validade. Além disso, 12kg e 235g de alimentos sem especificação da data de validade também foram descartados, entre eles: 4kg e 600g de frios, 2kg de massa, 1kg e 500g de ketchup, 1kg e 200g de brigadeiro, 1kg de cuscuz, 600g de recheio de frango, 555g de fermento, 400g de carne moída e 380g de catupiry. Foi detectado pelos fiscais que, na cozinha do estabelecimento, havia a presença de moscas, armários de pães que estavam enferrujados, lixeira sem tampa próxima ao fogão e porta de acesso à rua sem tela de proteção. Foi determinado pela fiscalização a limpeza imediata do ambiente e a solução das irregularidades encontradas. Na câmara, a porta estava suja e necessitando trocar a borracha de vedação. Havia também prateleira enferrujada, prateleira de madeira suja e ralo sem tela. Não foram apresentados aos fiscais o alvará de funcionamento, o certificado do Corpo de Bombeiros, o cartaz informando sobre o fornecimento água potável e gratuita para clientes e o cartaz do Disque 180 (telefone de denúncia de violência contra mulheres).

Os fiscais encontraram na padaria Flor do Imperial (Rua Promotor Ciro Olímpio da Mata, 72) 3kg de frios sem especificação do prazo de validade e 11 garrafas de refrigerante vencido. Os fiscais verificaram a presença de três botijões de gás, sendo que dois estavam em uso. A fiscalização determinou a retirada imediata dos mesmos por pessoa qualificada, já que o estabelecimento não estava autorizado para usá-los. Na cozinha os pisos estavam quebrados, exaustor de parede sem tela, lixeira sem tampa e a porta da área de manipulação para rua era mantida aberta. Não foi apresentado aos fiscais o alvará de funcionamento, os certificados do Corpo de Bombeiros e de potabilidade da água, além dos cartazes do Disque 180, Disque 151 e o que informa sobre o fornecimento de água potável e gratuita para clientes.

Procon Interdita Padarias – Foto: Divulgação / Procon

Na Vitrine Dupão, localizada na Rua Leonel da Costa Cardoso, 60, 6kg e 740g de frios foram descartados pelos fiscais por estarem sem especificação do prazo de validade. Problemas estruturais foram detectados: as portas dos balcões refrigerados estavam quebradas; a divisora de massa estava com óleo, enferrujada e com sujeira; e a área de manipulação tinha paredes sujas, piso quebrado, fiação exposta e tampa do freezer suja. Os cartazes informando sobre o fornecimento água potável e gratuita, o do Disque 151 e do Disque 180 não estavam afixados na padaria.

Já na Lady Day, localizada na Rua Antônio Gomes, 1.770, cinco bolos, quatro bandejas de pizza brotinho e três pacotes de pão estavam sem especificação do prazo da validade. Não foi apresentado a fiscalização o alvará de funcionamento e os certificados do Corpo de Bombeiros e o da potabilidade da água.

About the Author

Luiz Souza
Fotojornalista criador do site Subúrbio RJ. O objetivo do site é compartilhar notícias e acontecimentos importantes da cidade do Rio de Janeiro e da região metropolitana do Rio. O foco principal do site é a divulgação de notícias relacionadas à cultura e eventos importantes para a cidade como o Jogos Olímpicos Rio 2016.

Be the first to comment on "Procon Estadual autua quatro padarias em Itaboraí"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*