Procon Estadual autua nove padarias nas zonas Norte e Sul do Rio nesta segunda-feira


Com a terceira ação da Operação Pão na Chapa, já são mais de 350kg de produtos impróprios descartados

O Procon Estadual, ligado à Secretaria de Estado de Governo, realizou, nesta segunda-feira (19/09), uma nova etapa da Operação Pão na Chapa. Foram 12 padarias fiscalizadas nas zonas Norte e Sul da cidade do Rio. Delas, nove foram autuadas. Os fiscais descartaram cerca de 140kg de alimentos e 13 litros de bebidas impróprios ao consumo.

Na Confeitaria Imperato, localizada na Rua Dias da Cruz, 120, no Méier, o certificado de potabilidade da água estava vencido desde 13/08/16. Os fiscais determinaram a limpeza imediata da caixa d’água do estabelecimento e a apresentação do laudo em até 15 dias no Procon-RJ. Havia 4kg de polpa de caju que não estavam armazenados de forma correta e 34kg de frango temperado em contato direto com o chão e sem especificação de seu prazo de vencimento. O freezer, onde os frangos deveriam estar armazenados, apresentava ferrugem, tampa quebrada e sem borracha de vedação. Os fiscais exigiram o reparo imediato do equipamento. Não havia tabela de preços de cigarro no estabelecimento.

Na Rio Lisboa Panificadora, localizada na Av. Ataulfo de Paiva, 1030, Leblon, os fiscais encontraram vencidos 13Kg de frios. Outros 37kg de alimentos estavam sem especificação do seu prazo de validade. Dentre eles frangos inteiros estavam próximos à caixa de esgoto. Havia um botijão de gás sendo utilizado sem autorização do Corpo de Bombeiros, já que o certificado da corporação não foi apresentado para a fiscalização. O botijão foi interditado e os fiscais determinaram a limpeza imediata da área de estocagem, que estava com precárias condições de higiene. Devido à ausência do certificado de potabilidade da água, foi exigida a limpeza da caixa d’água e a apresentação de sua comprovação no Procon-RJ em até 15 dias.

Não foram encontradas irregularidades nos seguintes estabelecimentos: Brownie Do Luiz – Rua Cupertino Durão, 79 – B – Leblon; Kurt (R. General Urquiza, 117 – Leblon); The Baker (Rua Visconde de Pirajá, 330, Ipanema).

A Operação Pão na Chapa do Procon-RJ tem seu foco em vistoria de padarias. Ela se iniciou na semana passada, quando ocorreram ações de fiscalização na quinta e na sexta-feira (15 e 16/09) em estabelecimentos da Zona Sul e da Barra da Tijuca. Com a ação desta segunda-feira, já são mais de 350kg de produtos impróprios descartados na operação.

Operação do Procon Estadual em Padarias

Operação do Procon Estadual em Padarias

Procon Estadual autua padarias na zona norte

Procon Estadual autua padarias na zona norte

Alimentos foram descartados pelo Procon

Alimentos foram descartados pelo Procon

Ação de fiscalização do Procon

Ação de fiscalização do Procon

Procon Faz Operação em Padarias

Procon Faz Operação em Padarias

Balanço da Operação Pão na Chapa

1 – Guerin (Rua Visconde de Pirajá, 595, Ipanema): Ausência do certificado de potabilidade da água. Determinada a limpeza imediata da caixa d’água e apresentação do laudo em 15 dias. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência de preços. Cupom fiscal com endereço de outra filial. Problemas na cozinha: piso com fissuras, fiação exposta, sujeira, teto quebrado. Sem especificação: 2Kg de ganache, 1Kg de creme de chocolate, 500g de creme de amêndoa, 300g de éclair, 500g de frios, 300g de manteiga. Prazo de 15 dias para reparos na cozinha.
2 – Confeitaria Imperato (Rua Dias da Cruz, 120 – Méier): Certificado de potabilidade da água vencido em 13/08/16. Determinada a limpeza imediata da caixa d’água e apresentação do laudo em 15 dias. Ausência da tabela de preços de cigarro. Havia 4kg de polpa de caju armazenados de forma não recomendada pelo fabricante e 34kg de frango temperado em contato direto com o chão e sem especificação. Determinado o reparo imediato do freezer para armazenamento dos frangos, já que apresentavam ferrugem, tampa quebrada e sem borracha de vedação.
3 – Santa Marta (Rua Nascimento Silva, 62): Vencidos: 8 Garrafas de 600ml cada de refrigerante. Ausência do cartaz Disque 180. Ausência do cartaz do Livro de Reclamações.
4 – Confeitaria Rainha do Méier (Rua Dias da Cruz, 227 – Méier): Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros.
5 – Talho Capixaba (Av. Ataulfo de Paiva, 1022 – Leblon): Ausência do Certificado de Aprovação do Corpo de Bombeiros.
6 – Cafeína (Rua Farme de Amoedo, 43): Vencidos: dois bolos de laranja. Produtos mal armazenados, pois deveriam estar congelados: 360 g de frios, 110g de camarão, 80g de frango, 270g de molho branco. Geladeira da cozinha do primeiro piso sem vedação e não estava gelando. Determinado que os produtos fossem transferidos para outra geladeira. Geladeira interditada até que seja providenciado o conserto.
7 – Rio Lisboa Panificadora (Av. Ataulfo de Paiva, 1030): Vencidos: 12 quilos de salgados, 480g linguiça fina, 500g linguiça. Sem especificação: 5g de maionese, 14kg de massa, 1kg e 200g de catupiry, 4kg e 500g de recheio de frango, 400g de creme de torta, 900g de queijo, 11kg de frango inteiro próximo à caixa de esgoto. Havia botijão de gás em uso sem autorização do Corpo de Bombeiros. Botijão interditado. Condições de higiene da área de estocagem precárias. Determinada a limpeza imediata. Ausência do Certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência do certificado de potabilidade da água. Determinada a limpeza imediata da caixa d’água e apresentação do laudo em 15 dias.
8 – Padaria coração de Maria (Rua coração de Maria, 101 – Méier): cobrança pela utilização dos banheiros. Produtos sem especificação: 200g de presunto, 100g de peito de peru. Ausência do Certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência do certificado de dedetização. Determinada a realização imediata do serviço. Ausência do certificado de potabilidade da água. Determinada a limpeza imediata da caixa d’água e apresentação do laudo em 15 dias.
9 –Lame (Rua Arquias Cordeiro, 346 – Méier): Sem especificação: 1kg e 700g de aparas de frios misturados, 5kg de camarão, 5kg de ponta de carne, 2kg de lula, 1kg de margarina. Vencido: 1kg de fio de ovos, 6kg de beijinho, 6kg de brigadeiro, 1kg e 500g de mousse de limão, 10kg de margarina,5kg e 600g de peito de peru, 7 litros de chope engatado na chopeira. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência do cartaz Disque 180, violência contra mulher.

About the Author

Luiz Souza
Fotojornalista criador do site Subúrbio RJ. O objetivo do site é compartilhar notícias e acontecimentos importantes da cidade do Rio de Janeiro e da região metropolitana do Rio. O foco principal do site é a divulgação de notícias relacionadas à cultura e eventos importantes para a cidade como o Jogos Olímpicos Rio 2016.

Be the first to comment on "Procon Estadual autua nove padarias nas zonas Norte e Sul do Rio nesta segunda-feira"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*