Procon Estadual autua 15 pastelarias e interdita uma no RJ


A pastelaria Bonde do Yakisoba, em Vicente de Carvalho, foi interditada pelas péssimas condições de higiene em operação do Procon-RJ realizada na última sexta-feira, dia 13/03/2015.

Procon-RJ autua 15 lanchonetes em operação - Foto: Procon-RJ / Divulgação

Procon-RJ autua 15 lanchonetes em operação – Foto: Procon-RJ / Divulgação

O Procon Estadual, ligado à Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor, vistoriou 16 pastelarias nesta sexta-feira (13/03), pelas Zonas Norte e Sul da Cidade do Rio de Janeiro. A Operação Ganbei autuou 15 estabelecimentos e interditou um deles por ausência da documentação necessária para o funcionamento e por suas péssimas condições de higiene. Há suspeita de que um dos locais vistoriados realize trabalho escravo.

A pastelaria Bonde do Yakisoba, localizada em Vicente de Carvalho, foi interditada por não apresentar o alvará de funcionamento e o certificado do Corpo de Bombeiros. Além disso, não contava com um exemplar do Livro de Reclamações, o cartaz do Disque 151 e o Código de Defesa do Consumidor (CDC) para consulta – todos exigidos por legislação. Na cozinha, havia cerca de 7kg de alimentos impróprios ao consumo e 20 litros de suco preparado com água da bica. No estoque, um gato que não estava em boas condições se encontrava dentro de uma panela. Os fiscais se impressionaram com o péssimo estado de conservação e higiene do local.

Fiscais suspeitaram de que os três funcionários encontrados da Lanchonete Pastel Quentinho realizem trabalho análogo a escravo, pois todos afirmaram trabalhar das 7 às 21h, de segunda à sábado, além de viverem no próprio estabelecimento. O dono do estabelecimento não foi encontrado e a lanchonete será notificada por Aviso de Recebimento. O Procon Estadual também enviará um ofício à Polícia Federal e ao Ministério da Justiça para apuração tanto de incidências criminais no estabelecimento, quanto de questões trabalhistas ilegais.

A Pastelaria Nova Bicão, localizada na Av. Brás de Pina, 1539, no Largo do Bicão, Vila da Penha, foi a única vistoriada a não ser autuada.

Ganbei, a palavra chinesa que dá nome a operação, é utilizada comumente ao brindar nos jantares de negócios na China.

Balanço da Operação Ganbei

Procon-RJ autua 15 lanchonetes em operação - Foto: Procon-RJ / Divulgação

Procon-RJ autua 15 lanchonetes em operação – Foto: Procon-RJ / Divulgação

1 – Pastelaria Bairro Tijuca (Rua Mariz e Barros, 1146 – Tijuca): Havia 200 g de banha vencida. Sem especificação: 400 g de camarão cru e 450 g de salsicha. A lixeira não tinha pedal para acionamento. Ausência do Livro de Reclamações.

2 – Gula Mania (Rua do Catete, 28): Havia 2kg de linguiça calabresa vencidas. Produtos sem especificação: 2 kg de frango; 4kg de salsicha; 300g de queijo ralado e 1kg de camarão. Duas lixeiras abertas na cozinha. 30 dias para melhorar as condições de limpeza, armazenagem e troca do freezer.

3 – Wong da Tijuca (Rua Conde de Bonfim, 690, loja F): Produtos vencidos: 3 kg de apresuntado, 3 kg de queijo. Ausência do CDC para consulta.

4 – Flórida do Bicão (Av. Brás de Pina – Vila da Penha): Produtos sem informação: 2,5 kg presunto; 1 kg queijo; 3kg e 500g de frango desfiado; 2kg e 500g de coxinha de frango; 300g de banha. Lixeira sem acionamento por pedal. Dedetização vencida em fevereiro de 2015. Prazo da defesa para apresentar certificado dos bombeiros e certificado de potabilidade.

5 – Pastelaria York (Rua do Catete, 233 – Catete): Havia 2kg e 700g de linguiça calabresa com prazo de validade expirado. Produtos sem especificação: 1kg de arroz; 200g de camarão; 300g de frios (queijo e presunto). Duas lixeiras sem tampa e acionamento com os pés.

6 – Lanchonete Pastel Quentinho (Rua Conde de Bonfim, 771 – Tijuca): Sem especificação: 250 g de camarão cru. Lixeira não tinha tampa. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência de CDC para consulta. Ausência do cartaz do Disque 151. Os três funcionários trabalham de 7h às 21h, seis dias por semana e dormem no local de trabalho, no segundo piso. O estabelecimento fecha aos domingos. Os documentos ficam retidos com o patrão que não fica presente. Deverá apresentar documentos na Autarquia.

7 – Pastelaria Chen Qiyao (Av. Brás de Pina 1496 – Vila da Penha): Ausência do Livro de Reclamações. Ausência de CDC para consulta. Ausência do cartaz do Disque 151. Sem especificação: 10 kg de carne moída; 5 kg de frango desfiado; nove ovos cozidos antigos; 200 gramas de salsicha; 1 kg de muçarela; 1 kg de presunto. Lixeira sem pedal. Prazo para apresentar certificado dos bombeiros, certificado de potabilidade.

8 – Bristol (Rua Barata Ribeiro, 419 – Copacabana): Produtos sem especificação: 1kg de carne moída; 1kg de frango com catupiry; 1kg de frango. Prazo da defesa para apresentar novo certificado de dedetização, vencido em 11/03/2015.

9 – Estação Delicia (Rua Siqueira Campos, 121 – Copacabana): Ausência do Livro de Reclamações. Ausência de CDC para consulta. Ausência do cartaz do Disque 151. Produtos sem especificação: 250g de carne seca; 150g de peixe namorado.

10 – Pastelaria Xangai (Dias da Cruz, 170 – Méier): Lixeira sem pedal na cozinha. Melhorar condições de higiene da cozinha. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência de CDC para consulta. Ausência do cartaz do Disque 151. Produtos sem especificação encontrados no freezer da cozinha: 7 kg e 500g de carne moída pronta e 300g de camarão. Ausência do certificado de potabilidade da água. Certificado do CBMERJ não estava exposto. Prazo para apresentação de 48h sob pena de interdição.

11 – Bonde do Yakisoba (Av. Vicente de Carvalho, 1129 loja E – Vicente de Carvalho): Ausência do Livro de Reclamações. Ausência de CDC para consulta. Ausência do cartaz do Disque 151. Ausência de alvará de funcionamento, certificado dos bombeiros e certificado de potabilidade. Certificado de dedetização vencido. Gato sendo criado no estoque. Havia 4kg lagarto vencido. Sem especificação: 2kg e 500g de coxinha, 1kg e 500g de frango, 300g de carne, 3kg de arroz preparado em balde na escada, 20 litros de refresco feitos com água da bica. Cozinha em péssimas condições de higiene. Interditado até apresentar alvará de funcionamento e certificado dos bombeiros.

12 – Praia Sucos (Rua Voluntários da Pátria, 1- Botafogo): Ausência do Livro de Reclamações. Ausência de CDC para consulta. Ausência do cartaz do Disque 151. Duas lixeiras sem acionamento com os pés na cozinha. Prazo da defesa para apresentar o certificado de dedetização.

13 – Pastelaria Chang Chang (Praia de Botafogo, 484): Ausência do Livro de Reclamações. Ausência de CDC para consulta. Ausência do cartaz do Disque 151. Produtos sem especificação: 2kg de camarão temperado e 1kg e 500g de frango desfiado. Prazo de 20 dias para limpeza do fogão, conserto do freezer (porta e ferrugens), melhoria nas condições de higiene e estocagem, sob pena de interdição. Apesar do certificado de imunização estar em dia, determina-se reforço, visto a presença de baratas

14 – 888 Shan Rio (Av. Monsenhor Felix 624 – Irajá): Sem especificação: 10 kg frango desfiado, 4 kg carne moída, 3 kg massa pronta. Lixeira sem pedal. Prazo da defesa para apresentar certificado dos bombeiros e potabilidade.

15 – Pastelaria Thaisan (Dias da Cruz, 264 – Méier): Ausência do Livro de Reclamações. Ausência de CDC para consulta. Ausência do cartaz do Disque 151. Alimentos sem especificação encontrados na geladeira da cozinha: 2kg de carne moída. Alimentos fora da validade encontrados na geladeira da cozinha: 8kg de banha. Prazo de 48h para apresentação do certificado do CBMERJ sob pena de interdição.

Com informações recebidas do Procon – RJ e fotos de divulgação cedidas pela autarquia.

About the Author

Luiz Souza
Fotojornalista criador do site Subúrbio RJ. O objetivo do site é compartilhar notícias e acontecimentos importantes da cidade do Rio de Janeiro e da região metropolitana do Rio. O foco principal do site é a divulgação de notícias relacionadas à cultura e eventos importantes para a cidade como o Jogos Olímpicos Rio 2016.

Be the first to comment on "Procon Estadual autua 15 pastelarias e interdita uma no RJ"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*