Procon Estadual autua 15 estabelecimentos em Pilares


Outros dois estabelecimentos foram interditados por armazenamento irregular de gás.

O Procon Estadual, ligado à Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor, realizou, nesta quinta-feira (22/10), a Operação Caprichosos, com o objetivo de fiscalizar estabelecimentos comericais em geral no bairro de Pilares, na Zona Norte do Rio. Os fiscais vistoriaram 20 locais e 15 deles foram autuados, sendo que dois foram interditados.
Além da ausência de alvará de funcionamento e do certificado do Corpo de Bombeiros, a Lanchonete Sucos e Lanches de Pilares (Av. João Ribeiro, 68), foi interditada devido a três botijões de gás armazenados de forma irregular na cozinha. O outro estabelecimeno interditado foi a Pastelaria Pilares (Av. João Ribeiro, 50 loja C), que, apesar de possuir autorização para funcionar, não apresentou o certificado do Corpo de Bombeiros e tinha dois botijões de gás armazenados de forma irregular. Um deles estava em uso, engatado em um fogão comercial.

Além desses, outros cinco estabelecimentos não apresentaram o certificado do Corpo de Bombeiros. Os proprietários deverão apresentar o documento em até 48 horas no Procon Estadual sob pena de serem interditados.

Não foram encontradas irregularidades no Habib´s, Ótica Visão Nova, Baby, A Notável e Candinha Doces, todos localizados na Av. João Ribeiro.

Balanço da Operação Caprichosos

1 – Magia dos Pés (Av. João Ribeiro, 9 loja A): Ausência do CDC para consulta e cartaz do Disque 151. A loja mantém informado em cartaz que só efetua troca de produtos mediante cadastro, não opcional ao consumidor, tendo este que fornecer: nome completo, endereço, identidade, CPF, e-mail e comprovante de residência. Determinada a retirada imediata do cartaz.

2 – Shop Shoes – Jasam & Roupas (Av. João Ribeiro, 50 loja A): Ausência de Certificado do Corpo de Bombeiros e cartaz do Disque 151. (Apresentar em 48 horas).

3 – Pastelaria Pilares (Av. João Ribeiro, 50 loja C): Ausência de Certificado do Corpo de Bombeiros. Constatado dois botijões de gás, sendo um engatado em fogão comercial em uso. Local interditado.

4 – Intercontinental (Av. João Ribeiro, 36): Produtos vencidos: 1kg e 500g de amendoim torrado; 10 kg de mistura para preparo de bolo de fubá.

5 – Drogarias Pacheco (Av. João Ribeiro, 9 loja B): Ausência do CDC para consulta. Não há farmacêutico no estabelecimento de madrugada e aos domingos. Há uma reclamação no livro datada de 24/06/15 não encaminhada ao Procon. Ausência de preços nos produtos.

6 – Di Santinni (Av. João Ribeiro, 19): Ausência de Certificado do Corpo de Bombeiros e cartaz do Disque 151. (Apresentar em 48 horas)

7 – Açougue Av. João Ribeiro (Av. João Ribeiro, 62): Havia 11 kg de carne moída estocada na Câmara frigorífica. Câmara interditada, mal estado de conservação e com vazamentos, teto com umidade.

8 – Mais Você Roupas (Av. João Ribeiro, 29): Ausência de preço nos produtos expostos. Dois extintores vencidos em set 2014.

9 – Lanchonete Sucos e Lanches de Pilares (Av. João Ribeiro, 68): Ausência de alvará de funcionamento. Ausência de Certificado do Corpo de Bombeiros. Encontrados três botijões de gás na cozinha. Local interditado.

10 – Bom na Brasa (Av. João Ribeiro, 35): ausência de CDC para consulta. Ausência de Certificado do Corpo de Bombeiros. (Apresentar em 48 horas). Ausência de certificado de potabilidade da água e de cartaz da disponibilidade de água filtrada e potável gratuita. Ralo não sifonado na cozinha. lixeira sem acionamento de pedal.

11 – Supermarket (Av. João Ribeiro, 124): Havia 1kg e 160g de bacalhau; 43kg e 101g de linguiça fina vencidos. Na área de venda linguiça fina etiquetada com prazo de validade maior do que do fabricante. Determinada a imediata correção.

12 – Bradesco (Av. João Ribeiro, 49): Ausência de guarda-volumes; de caixa eletrônico adaptado; de documentos para entendimento e conhecimentos aos deficientes visuais; de Livro de Reclamações.

13 – Pastelaria King Xian Ltda (Rua Luiz de Simone, 9):Ausência de Certificado do Corpo de Bombeiros. (Apresentar em 48 horas). Ausência de certificado de potabilidade da água e dedetização. Melhorar limpeza na cozinha.

14 – Drogarias Cristal (Av. João Ribeiro, 53): Ausência de cartaz informando quantitativo e abrangência nas entregas. Não há farmacêutico no estabelecimento aos domingos. Ausência de preços expostos à venda. Ausência da tabela de preços de venda dos medicamentos.

15 – O Boticário (Av. João Ribeiro, 106): Ausência de Certificado do Corpo de Bombeiros. (Apresentar em 48 horas).

Galeria de fotos da operação Caprichosos, realizada pelo Procon no bairro de Pilares

IMG_20151022_122420239_HDREDT

WP_20151022_11_51_48_ProEDT

WP_20151022_11_58_39_ProEDT

WP_20151022_12_04_19_ProEDT

WP_20151022_12_04_43_ProEDT

WP_20151022_12_05_36_ProEDT

Fotos: Divulgação / Procon RJ

About the Author

Luiz Souza
Fotojornalista criador do site Subúrbio RJ. O objetivo do site é compartilhar notícias e acontecimentos importantes da cidade do Rio de Janeiro e da região metropolitana do Rio. O foco principal do site é a divulgação de notícias relacionadas à cultura e eventos importantes para a cidade como o Jogos Olímpicos Rio 2016.

10 Comments on "Procon Estadual autua 15 estabelecimentos em Pilares"

  1. Parabéns ao Procon, Pilares estava realmente precisando de uma vistoria.

  2. carlos ennes pinheiro | 23 de outubro de 2015 at 3:53 pm | Responder

    Parabéns ao PROCON! Gostaria de ver mais atuações como estas, pois reflete respeito a cidadania. Chega de covardia! Maus comerciantes devem sentir no bolso o desrespeito que promovem ao consumidor.

  3. carlos ennes pinheiro | 23 de outubro de 2015 at 4:11 pm | Responder

    Gostaria muto de ver o PROCON fazer uma visita em um estabelecimento que fica situado no bairro de Pilares. Fica localizado na esquina da rua Moreira com Francisca Ziezi. Esse estabelecimento é um exemplo de desrespeito total ao consumidos. Vende alimentos vencidos, areia despejada no chão perto dos alimentos, botijão de gás exalando um cheiro forte, provavelmente vazando! Ratos e baratas, sem contar que apropria-se totalmente da calçada, inviabilizando a passagem dos pedestres. Acredito que o proprietário entenda que vive num País sem Leis. Será? Espero que essa minha postagem seja considerada uma denúncia! Ficaria muito satisfeito se o PROCON ao menos verificasse essa minha denúncia.

  4. carlos ennes pinheiro | 23 de outubro de 2015 at 4:33 pm | Responder

    Esclarecendo que já denunciei pelos telefones concernentes a denúncia, sem que houvesse qualquer providência! É Por isso que maus comerciantes não temem as Leis. A negligência é fato fundamental para promoção de tais condutas indesejáveis!

  5. Márcia Valéria Ramos | 23 de outubro de 2015 at 10:44 pm | Responder

    Adorei está visita surpresa do Procon Pilares, principalmente no supermercado Inter continental que é sujo e encontro constantemente produtos vencidos,moscas mortas perto do queijo,margarinas e iogurtes. Já comprei requeijão estragado lá(na validade;se não adulteraram)

  6. carlos ennes pinheiro | 24 de outubro de 2015 at 3:34 am | Responder

    Ratifico o comentário de Márcio Valério Ramos, Pois conheço bem o estabelecimento! Espero que eles tomem jeito e comecem a respeitar o consumidor.

  7. Esta certa esta atitude do procom’temos que ter cautela com o que com em os vender mercadorias com prazo de validade vencida tem que ser retirada do estabelecimento,bom trabalho parabéns aos funcionários do Procom-para termos uma saúde perfeita temos que comer produtos de qualidade e nada de alimentos com prazo de valia de vencido-

  8. Não encontraram nada no Habib’s? As bandeijas das esfihas sujas,ficam no chão não usam luvas. Está tudo imundo

  9. Parabéns PROCON , tem que fazer sempre , e continuaremos a telefonar realizando mais denúncias

Leave a comment

Your email address will not be published.


*