Pavuna Longboard e FAU 021: Intercâmbios da Feira de Arte Urbana chegam à Pavuna


Evento terá programação gratuita e shows das bandas Start e Afrojazz

Banda Start - Foto: Rafael Okent / Divulgação

Banda Start – Foto: Rafael Okent / Divulgação

A intervenção no espaço público e suas diversas manifestações estéticas são a base da FAU 021 – Feira de Arte Urbana do Rio de Janeiro. Após o sucesso de sua primeira edição, a iniciativa transformou-se em ponto de partida para um laboratório de experiências e convivência com outros projetos espalhados pela cidade, através da série “Encontros”. Os intercâmbios já aconteceram na Zona Sul e Zona Norte, e suas próximas edições contemplam a Baixada e Zona Oeste, além da grande feira anual que será realizada no dia 28 de setembro, na Lapa. O evento combina grafite, skate, moda, cinema, teatro, circo, intervenções audiovisuais e música sob o mesmo slogan, promovendo o encontro da produção contemporânea que faz pulsar a cidade.

O próximo intercâmbio será no evento Pavuna Longboard, promovido pela Arena Jovelina para fortalecer os coletivos de skatistas e os movimentos de cultura urbana da Pavuna. O evento acontecerá no dia 20 de julho na Arena Carioca Jovelina Pérola Negra, e terá programação gratuita com batalha de MCs, feira de moda com o Movimento Enraizados, DJs, Grafitti, oficina de break e pipa. Após às 20h, o Afrojazz abre o palco com o DJ Negralha nas picapes, mostrando a fusão da cultura africana com o jazz. A banda Start, na estrada desde 2007, encerra a noite com rap repleto de influências de grandes nomes da MPB, como Bezerra da Silva e Tim Maia. Prestes a lançar o cd “Fruto do Jogo”, o vocalista Stephan – filho de Marcelo D2 – cria seus beats de maneira bem humorada, com letras menos agressivas, mas não menos reflexivas; batidas mais ambientadas e suavizadas, mas não menos dançantes.

“A programação da FAU 021 celebra a intersecção de nossos fazeres, e toda essa fruição criativa que retrata o panorama urbano do Rio de Janeiro, uma cidade diversa e repleta de recortes”, explica Joana Henning, curadora e uma das gestoras do projeto, ao lado do seu sócio Márcio Brow e dos diretores Fábio Ema, Jovem Cerebral e Ney Carlos. Mais ainda: os organizadores querem mostrar a importância desse tipo de arte e a forma com a qual ela se relaciona à cidadania. “Consideramos todas as expressões, ferramentas poderosas para retomar o conceito do espaço público comum, onde há interação, diálogo, convivência mútua entre a arte e as pessoas”, diz a curadora.

Fábio Ema – curador do coletivo FAC – Fábrica de Arte e Cidadania – é um dos precursores do grafite na cidade. Conhecido por sua atuação social, o artista fomentou estruturas de produção e ensino em comunidades do Rio de Janeiro, com núcleos em São Gonçalo, Fallet e Fogueteiro, Manguinhos, Mangueira e na Lapa. Em sua carreira, iniciada muito antes da arte de rua entrar no radar do circuito cultural, coleciona trabalhos no teatro, cinema e televisão, além de muitos shows, como das bandas O Rappa, Ponto de Equilíbrio e O Teatro Mágico. A evolução de seu trabalho espelha a trajetória do grafite, hoje reconhecido em todo canto. Um exemplo dessa aceitação foi o “GrafiteRio”, decreto que regulamenta a atividade e foi assinado recentemente pelo prefeito Eduardo Paes.

Programação:
GRÁTIS – 14hs às 17hs – Grafite (com FAC – Fábrica de Arte e Cidadania e convidados), Moda (com Movimento Enraizados), Long board, Rapel, Skate, Bike, Moto (com QG skate Shop e Pavuna Longboard), Oficinas de Break e Pipa, DJs (com Movimento Enraizados e DJ Donnie Jay).
GRÁTIS – 17hs – 20hs – Projeção (com FAC – Fábrica de Arte e Cidadania), Batalha de MCs (com Movimento Enraizados) e Passinho.
20hs – Show Afrojazz e convidados.
21hs – Show Start.
Entrada R$5,00 (cinco reais)
Capacidade: 1.000 lugares
Telefone: 2886-3886

Serviço:
Data: 20 de julho (domingo)
Horário: 14h às 22h
Local: Arena Jovelina Pérola Negra (Praça Ênio S/N – Pavuna – ao lado da Escola Telêmaco)
Telefone: 2886-3889
Capacidade: 1000 pessoas
Classificação: Livre
Mais informações: http://fau021.com ou www.facebook.com/feiradearteurbana

About the Author

Luiz Souza
Fotojornalista criador do site Subúrbio RJ. O objetivo do site é compartilhar notícias e acontecimentos importantes da cidade do Rio de Janeiro e da região metropolitana do Rio. O foco principal do site é a divulgação de notícias relacionadas à cultura e eventos importantes para a cidade como o Jogos Olímpicos Rio 2016.

Be the first to comment on "Pavuna Longboard e FAU 021: Intercâmbios da Feira de Arte Urbana chegam à Pavuna"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*