Patrulha Ambiental resgata jiboia e ouriço cacheiro na Freguesia


Cobra Jibóia e Ouriço Caicheiro resgatados pela Patrulha Ambiental da GM do Rio de Janeiro. Foto: Divulgação

Cobra Jibóia e Ouriço Caixeiros resgatados pela Patrulha Ambiental da GM do Rio de Janeiro. Foto: Divulgação

Guardas da Patrulha Ambiental – parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente com a Guarda Municipal – resgataram uma jiboia de aproximadamente 1m30 e um ouriço cacheiro, nesta quinta-feira, dia 19, em residências na Freguesia de Jacarepaguá, na Zona Oeste da cidade. Os dois resgates foram realizados após chamados dos moradores pela Central 1746. Mas, ao contrário do que possa parecer, o resgate do pequeno ouriço deu mais trabalho do que o da cobra.

De acordo com os agentes, a jiboia estava calma, enrolada em um canto no quintal da residência, que fica localizada na rua Mário Olinto, no interior de um condomínio. A região tem muitas casas com terrenos grandes e muitas árvores, que podem ter atraído a serpente. Como não apresentava ferimentos e estava em boas condições, a cobra foi encaminhada para a Reserva Ambiental de Grumari, onde foi realizada a soltura.

Ourico Cacheiro - Foto: Divulgação Patrulha Florestal / Guarda Municipal Rio de Janeiro

Ourico Cacheiro – Foto: Divulgação Patrulha Florestal

Já o ouriço estava com pequeno ferimento na parte posterior do corpo e mancando de uma das patas, após ter sofrido uma queda no pátio de um condomínio localizado na Estarda dos Três Rios. O barulho provocado pela queda foi ouvido pelos funcionários do local, que acolheram o mamífero até a chegada dos agentes. Mesmo com ferimentos, o ouriço estava bastante arisco e agitado. O resgate foi realizado utilizando técnicas e equipamentos que permitiram o manuseio sem ferir mais o animal, que será encaminhado para o Centro de Recuperação de Animais Silvestres (CRAS) da Universidade Estácio de Sá, localizado em Vargem Pequena, para receber atendimento veterinário especializado.

A Guarda Municipal alerta à população sobre o resgate de animais silvestres: ao flagrá-los em área urbana ou em qualquer situação de risco fora do seu habitat, deve-se acionar a equipe da Patrulha Ambiental para um resgate seguro. O manuseio não é aconselhável e muito menos tentar afugentá-los, pois pode agravar qualquer lesão que os animais apresentarem. Os agentes podem ser acionados por meio do telefone 1746, da Prefeitura do Rio, que funciona 24h.

About the Author

Luiz Souza
Fotojornalista criador do site Subúrbio RJ. O objetivo do site é compartilhar notícias e acontecimentos importantes da cidade do Rio de Janeiro e da região metropolitana do Rio. O foco principal do site é a divulgação de notícias relacionadas à cultura e eventos importantes para a cidade como o Jogos Olímpicos Rio 2016.

Be the first to comment on "Patrulha Ambiental resgata jiboia e ouriço cacheiro na Freguesia"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*