Nova ferramenta da Secretaria de Saúde agiliza comunicação de agendamentos


Mensagens de celular informam sobre consultas e exames.

A Secretaria Municipal de Saúde criou uma nova ferramenta de envio automático de mensagens de texto (SMS) para usuários do SUS, para informar sobre consultas ou exames agendados pelo Sistema de Regulação (SISREG). Os objetivos são evitar o absenteísmo (falta à data agendada) e realizar um inquérito de satisfação. A ferramenta está operando desde o dia 15 de setembro.

O usuário recebe a mensagem de texto e pode responder gratuitamente. Cada usuário poderá receber até três mensagens. A primeira é enviada no momento do agendamento da consulta ou exame e apresenta informações sobre data, hora e local; e o cidadão pode responder confirmando, cancelando ou informando que o número do telefone não é o do usuário procurado. O cancelamento prévio, caso a pessoa desista ou não possa ir ao exame, permite que outro paciente que necessite possa ser agendado naquela vaga.

A segunda mensagem chega um dia antes da consulta ou exame. A última mensagem é enviada pela central um dia depois, para avaliação da satisfação do atendimento. A previsão é de que em média 120 mil pessoas recebam as mensagens por mês, totalizando 360 mil SMS/mês.

Para isso é fundamental que todos os usuários mantenham o telefone celular atualizado. Quando o cidadão receber a mensagem, deverá sempre procurar logo a sua clínica da família ou centro municipal de saúde para receber as informações complementares sobre o agendamento e a guia de encaminhamento.

About the Author

Luiz Souza
Fotojornalista criador do site Subúrbio RJ. O objetivo do site é compartilhar notícias e acontecimentos importantes da cidade do Rio de Janeiro e da região metropolitana do Rio. O foco principal do site é a divulgação de notícias relacionadas à cultura e eventos importantes para a cidade como o Jogos Olímpicos Rio 2016.

Be the first to comment on "Nova ferramenta da Secretaria de Saúde agiliza comunicação de agendamentos"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*