Mutirão do Procon Estadual bate recorde: 1.643 atendimentos no Largo da Carioca


Foram firmados 241 acordos entre consumidores e empresas. Bancos foram os mais procurados

O mutirão “SOS Procon”, realizado nesta terça-feira (15/03), no Largo da Carioca, em homenagem ao Dia do Consumidor, bateu recorde: 1.643 pessoas foram atendidas. Desse total, 241 resultaram em acordos entre os consumidores e as 13 empresas que mandaram representantes para o mutirão. Do total de atendimentos, 1.197 foram consultas ao Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), do Clube de Diretores Lojistas do Rio (CDLRio), e outros 446 foram assuntos relacionados ao Procon Estadual, de problemas nas relações de consumo.

Três bancos foram as empresas mais procuradas pelos consumidores: Itaú (54 atendimentos), Bradesco (49) e Caixa Econômica Federal (47). O outro banco que esteve no mutirão, o Santander, ficou em quinto lugar no ranking das empresas mais procuradas, com 36 atendimentos, atrás da operadora de telefonia Claro, com 40. Do total de consumidores, 219 foram ao mutirão buscar renegociações de dívidas.

Foi o caso do ajudante Felipe Sobrinho de Ataíde, de 23 anos, que havia pego um empréstimo pessoal no Bradesco e está inadimplente. A dívida já chegava a R$ 4 mil, mas, com o refinanciamento, ele vai pagar R$ 2.445,36. “Vai ficar mais fácil para pagar. Vim aqui porque é mais perto do meu trabalho e fui bem atendido”, disse.

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Já a comerciante Maria da Penha da Silva, de 52 anos, foi com o filho, Guilherme Alexandre da Silva, de 22, resolver um problema com a Oi. “A empresa não instalou a internet e o telefone parou de funcionar depois de uma semana, mas as contas continuavam chegando. Ficou acertado o cancelamento do serviço e a devolução dos valores pagos indevidamente”, disse Guilherme.

Casa & Vídeo é denunciada e autuada

Uma denúncia feita por um consumidor no mutirão resultou na autuação da loja da Casa&Vídeo da Rua Uruguaiana, 35/37, no Centro. Um fiscal do Procon foi imediatamente ao estabelecimento, que ofertava um celular em um encarte e na vitrine. Mas havia apenas para venda o produto que estava na vitrine e essa informação não era informada aos consumidores. Além disso, a loja estava sem o certificado do Corpo de Bombeiros.

Fotos: Divulgação / ProconRJ

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Luiz Souza
Fotojornalista criador do site Subúrbio RJ. O objetivo do site é compartilhar notícias e acontecimentos importantes da cidade do Rio de Janeiro e da região metropolitana do Rio. O foco principal do site é a divulgação de notícias relacionadas à cultura e eventos importantes para a cidade como o Jogos Olímpicos Rio 2016.

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