Jogos Mundiais dos Povos Indígenas 2015


JMPI - Jogos Mundiais dos Povos Indígenas

O Brasil está prestes a sediar um dos maiores eventos indígenas já realizado no mundo. Tratam-se dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas 2015, que reunirá durante 13 dias mais de 2000 atletas indígenas de 24 etnias brasileiras e também de outros povos indígenas vindos de países como Austrália, Noruega, China, Filipinas, Rússia, Japão e também de países das Américas.

O evento contará com esportes indígenas, que se dividem em jogos tradicionais demonstrativos ou jogos nativos de integração, dentre os quais destacam-se Xikunahati, tiro com arco e flecha, arremesso de lança, cabo de força, canoagem rústica tradicional e a corrida de tora. Outra parcela do evento é composta por esportes ocidentais competitivos (como o futebol de campo e atletismo), que também tem a característica de unificação das etnias e povos indígenas.

O evento será realizado na cidade de Palmas, no Tocantins, e fará uso de instalações da própria cidade, como o Estádio Nilton Santos e a Grande Arena, instalada dentro doa Vila Olímpica.

Além das atividades esportivas, várias atividades culturais serão realizadas, antes e durante a realização dos JMPI. Estas atividades culturais serão lideradas pelos povos indígenas do mundo e celebrarão a diversidade, a cultura nativa e as tradições do Tocantins e do mundo.

Serviço:
De 23 de Outubro até 01 de Novembro de 2015
Palmas – TO
Mais informações em: Jogos Mundiais Indígenas

About the Author

Luiz Souza
Fotojornalista criador do site Subúrbio RJ. O objetivo do site é compartilhar notícias e acontecimentos importantes da cidade do Rio de Janeiro e da região metropolitana do Rio. O foco principal do site é a divulgação de notícias relacionadas à cultura e eventos importantes para a cidade como o Jogos Olímpicos Rio 2016.

Be the first to comment on "Jogos Mundiais dos Povos Indígenas 2015"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*