Igreja de São Francisco da Prainha, de 1696 é restaurada e reinaugurada


Fachada da Igreja de São Francisco da Prainha na noite de reinauguração. Foto: Luiz Souza / Subúrbio RJ

Fachada da Igreja de São Francisco da Prainha na noite de reinauguração. Foto: Luiz Souza / Subúrbio RJ

Construída em 1696 pelo Padre Francisdo da Motta e doada em testamento à Ordem Terceira de São Francisco da Penitência em 1704, a igreja reinaugurada pelo Prefeito Eduardo Paes e pelo Arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, nesta terça-feira 07/07/2015, é tombada pelo Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional desde 1938. As obras de restauração foram realizadas com recursos levantados pela Prefeitura por meio do Porto Maravilha Cultural. O local estava fechado desde 2004 por problemas estruturais identificados pela Defesa Civil.

Placa da Igreja de São Francisco da Prainha - Foto: Luiz Souza / Subúrbio RJ

Placa da Igreja de São Francisco da Prainha – Foto: Luiz Souza / Subúrbio RJ


O local faz parte da história do Rio de Janeiro e se confunde com a história do Brasil pois durante a invasão francesa, em 1710, as tropas de Jean-François Duclerc estavam encurraladas entre a capela e o trapiche de propriedade da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência. Para provocar a rendição do inimigo, o então governador Castro Morais ordenou o incêndio dos dois prédios. Por alguns anos, tudo ficou em ruínas, até que a Ordem mandou reedificar o trapiche (armazém perto do cais para guardar mercadorias) que era muito importante para a cidade na época. A nova igreja de São Francisco da Prainha ficou pronta em 1740.

Dom Orani Tempesta na Igreja de São Francisco da Prainha - Foto: Luiz Souza / Subúrbio RJ

Dom Orani Tempesta na Igreja de São Francisco da Prainha – Foto: Luiz Souza / Subúrbio RJ


A restauração do local começou em 2013, quando a Cdurp (Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro) contratou por meio de licitação a empresa Biapó que tem grande experiência neste tipo de restaurações com projetos bem sucedidos dentre os quais destacam-se a restauração da Casa da Moeda e do Centro de Referência do Artesanato Brasileiro. O custo da restauração do prédio foi de R$ 3,9 milhões e o pagamento foi realizado por meio do Porto Maravilha Cultural.

Lustre da Igreja de São Francisco da Prainha - Foto: Luiz Souza / Subúrbio RJ

Lustre da Igreja de São Francisco da Prainha – Foto: Luiz Souza / Subúrbio RJ


Um dos destaques da igreja é o belíssimo lustre de bronze fundido e cinzelado, com ornamentos também em bronze. Com peso estimado em 200KG, o lustre foi completamente restaurado, tendo a reposição dos cristais faltantes e a lapidação dos antigos cristais para serem recuperados com o brilho original. Este lustre é formado de 24 braços em volutas e detalhes em espiral estilizado com ornamentação fitomórfica dourada (formato que remete a vegetais). As características do lustre remetem aos tempos do Império, já que sua provável origem é francesa, da segunda metade do século XIX.

Programa Porto Maravilha Cultural

Dom Orani Tempesta na Igreja de São Francisco da Prainha

Dom Orani Tempesta na Igreja de São Francisco da Prainha


O Programa Porto Maravilha Cultural, instituído pela Lei Complementar 101/2009, estabelece que 3% dos Certificados de Potencial Adicional de Construção (Cepacs) sejam destinados à valorização do patrimônio material e imaterial local. O programa já restaurou imóveis de grande relevância histórica, arquitetônica e cultural, como o Palacete João VI, que compõe o complexo do Museu de Arte do Rio – MAR, os Galpões da Gamboa, o Centro Cultural José Bonifácio e o prédio da Sociedade Dramática Particular Filhos de Talma. O projeto também investe na manutenção do Instituto Pretos Novos.

Eduardo Paes e Dom Orani Tempesta

Eduardo Paes e Dom Orani Tempesta

About the Author

Luiz Souza
Fotojornalista criador do site Subúrbio RJ. O objetivo do site é compartilhar notícias e acontecimentos importantes da cidade do Rio de Janeiro e da região metropolitana do Rio. O foco principal do site é a divulgação de notícias relacionadas à cultura e eventos importantes para a cidade como o Jogos Olímpicos Rio 2016.

Be the first to comment on "Igreja de São Francisco da Prainha, de 1696 é restaurada e reinaugurada"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*