Hospital Miguel Couto faz campanha de doação de sangue


Ação será nesta sexta-feira, dia 3, das 10 às 15h, no saguão da unidade

O Hospital Municipal Miguel Couto realiza nesta sexta-feira, dia 3 de fevereiro, campanha de doação de sangue. A ação, em parceria com o Hemorio, acontece das 10h às 15h e tem por objetivo aumentar os estoques de sangue da unidade, necessários para o atendimento de pacientes, especialmente os da emergência, como acidentados, baleados, etc.

O posto de coleta funcionará no saguão do antigo atendimento pediátrico, com entrada pela Rua Bartolomeu Mitre. Podem doar pessoas entre 16 e 69 anos e com mais de 50kg. Não é preciso estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos até três horas antes da doação. Na hora da coleta, é necessário apresentar um documento de identidade com foto.

Doar sangue é seguro e quem doa uma vez não é obrigado a fazer sempre. Doar sangue voluntariamente é um ato de solidariedade e amor ao próximo. O doador é cadastrado e recebe um questionário para ser respondido, com o objetivo de avaliar se há alguma situação ou doença que impeça a doação. Normas técnicas do Ministério da Saúde são seguidas visando a segurança tanto do doador quanto do paciente que receberá o sangue.

A coleta dura no máximo 10 minutos e é feita por profissionais treinados do Hemorio. Todo o material utilizado é estéril e descartável. Não há risco de contrair doenças doando sangue. Após a doação, o voluntário recebe um lanche e informações sobre os cuidados básicos que devem ser tomados nas primeiras horas.

About the Author

Luiz Souza
Fotojornalista criador do site Subúrbio RJ. O objetivo do site é compartilhar notícias e acontecimentos importantes da cidade do Rio de Janeiro e da região metropolitana do Rio. O foco principal do site é a divulgação de notícias relacionadas à cultura e eventos importantes para a cidade como o Jogos Olímpicos Rio 2016.

Be the first to comment on "Hospital Miguel Couto faz campanha de doação de sangue"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*