Guardas concluem Curso para condutores de Cães


A Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio) realizou na tarde desta sexta-feira, dia 11, a formatura de 41 guardas municipais que participaram do Curso Técnico e Tático para Condutores de Cães, em solenidade realizada na sede da instituição, em São Cristóvão. Além de capacitar os novos agentes para atuar em ações de patrulhamento com cães nas áreas públicas da cidade, o curso também visou a aprimorar tecnicamente o efetivo que atuará nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016.

A turma também contou com integrantes do Exército Brasileiro e da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap). Todos os alunos foram voluntários e passaram por três meses de instrução, que incluíram aulas teóricas e práticas e também estágio operacional e simulações de situações extremas, com o Grupamento de Operações Especiais (GOE), da Guarda Municipal. Os alunos estudaram matérias como Cinofilia, Comportamento Canino, Noções Básicas de Veterinária, Noções de Doenças Infecciosas e Primeiros Socorros e também matérias voltadas para atuação em grandes eventos.

Em sua fala aos formandos, o comandante da GM-Rio, Luis Claudio Laviano, destacou a importância do treinamento nas ações diárias nas ruas:

– Os senhores passam a integrar o seleto grupo de adestradores e condutores, passando a fazer parte da história do Grupamento de Cães de Guarda. Quando estiverem nas ruas, lembrem-se sempre das instruções a que foram submetidos, que fizeram de vocês profissionais mais preparados, prontos a enfrentar situações adversas e os novos desafios – destacou o comandante.

Laviano também elogiou todos os instrutores da Academia de Ensino da GM-Rio e dos grupamentos de Cães de Guarda e de Operações Especiais, que atuaram na capacitação dos novos integrantes do grupamento.

BAIXA_FORMATURA_GCG_11MAR2016-3550

BAIXA_FORMATURA_GCG_11MAR2016-3622

FORMATURA_GCG_11MAR2016-3486

Para os formandos, a solenidade teve um sabor de superação, por terem passado por diversas etapas em um curso de caráter eliminatório.

– Estou muito orgulhosa pela conquista. Foram momentos difíceis, mas com perseverança, confiança em Deus e apoio dos companheiros de curso, completamos a jornada. Agora é hora de colocar em prática as instruções que recebemos – declarou a GM Alyne Alvim, primeira colocada no curso.

Fotos: Divulgação / GM-Rio.

About the Author

Luiz Souza
Fotojornalista criador do site Subúrbio RJ. O objetivo do site é compartilhar notícias e acontecimentos importantes da cidade do Rio de Janeiro e da região metropolitana do Rio. O foco principal do site é a divulgação de notícias relacionadas à cultura e eventos importantes para a cidade como o Jogos Olímpicos Rio 2016.

Be the first to comment on "Guardas concluem Curso para condutores de Cães"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*