Grupo Off-Sina leva magia do circo para a Arena da Pavuna


Circo de Uma nota sol / Divulgação

Circo de Uma nota sol / Divulgação

Projeto contemplado pelo Primeiro Programa de Fomento a Cultura carioca, “Circo do Rio – Manutenção Grupo Off-Sina 26 anos” apresenta o espetáculo “O Circo de uma nota Sol” na Pavuna

Taças de cristal, bomba de pulverização, badalos, sinos, canecas, panelas, moedas, buzinas, bombas de bicicleta… Em “O Circo de uma nota Sol”, espetáculo do Grupo Off-Sina, a estranheza causada pelos “instrumentos” musicais dos palhaços Café Pequeno e Currupita logo dá lugar a uma grata e delicada surpresa. Executados ao vivo, clássicos da música brasileira são finamente tocados em instrumentos nada convencionais, sempre intercalados com cenas de humor – às vezes escrachado, às vezes ingênuo – que preservam costumes e tradições dos antigos Circo Teatros de Rua.

Em seu espetáculo, que tem duas apresentações na Arena Jovelina Pérola Negra no dia 27 de julho e marca os 26 anos do Grupo Off-Sina, a dupla de atores Richard Riguetti e Lilian Moraes resgatou a história do “Palhaço Excêntrico Musical”, figura que surgiu na França, no século 18, após a proibição, pelos elitistas atores da Comédie Française, da utilização de instrumentos musicais pelos artistas de rua.

Relembrando o formato dos antigos espetáculos, “O Circo de Uma Nota Sol” é dividido em duas partes: a primeira resgata o “¼ de hora”, momento em que os palhaços atraem o público para a apresentação principal, com um repertório de paródias e músicas com conteúdo de duplo sentido. A segunda parte apresenta os números de excentricidades musicais, utilizando os instrumentos criados pela dupla mesclados aos instrumentos clássicos como concertina, acordeom e sax, além do já consagrado casal banda.

Com uma equipe artística e técnica formada por respeitados profissionais de circo, teatro e música – com Teófanes Silveira, o lendário palhaço Biribinha, à frente da concepção artística, Ney Madeira no cenário e figurino, Daniel Gonzaga na direção musical, Michel Robin na orientação corporal, Paula Leal na preparação vocal, “O Circo de Uma Nota Sol” tem uma produção esmerada, quase artesanal, e marca os 26 anos de existência do Grupo Off-Sina, um dos mais importantes grupos de Circo Teatro de Rua do País.

Sinopse:
No Circo Pinico sem Tampa, a dupla de palhaços excêntricos musicais Café Pequeno e Currupita mostra suas habilidades aliando a comicidade à performance do palhaço. Na primeira parte do espetáculo, a dupla apresenta o “1/4 de hora”, com repertório de músicas que relembram as antigas duplas de palhaços caipiras e resgatam a figura do Casal Banda. Na segunda parte, a dupla executa músicas com vários instrumentos inusitados como sinos, bombas, buzinas, taças, moedas e panelas. Ao final do espetáculo, uma carinhosa homenagem aos palhaços brasileiros.

Ficha Técnica:
Coordenação Artística e de Projeto: Richard Riguetti
Coordenação de Produção: Lilian Moraes
Coordenação de Pesquisa: Ermínia Silva
Produção Executiva: Simone Dutra
Assistente de Produção: Rinaldo Ferragini
Assistente de Pesquisa: Celso Amâncio
Cia Nova Sina de Comicidade: Cinthia Nunes, Glaucy Fragoso, Rinaldo Ferragini e Tiago Dantas
Direção: Richard Riguetti

Serviço:
Data: 27 de julho (domingo)
Horário: 15h e 16h
Local: Arena Jovelina Pérola Negra (Praça Ênio S/N – Pavuna – ao lado da Escola Telêmaco)
Telefone: 2886-3889
Capacidade: 330 pessoas
Classificação: Livre
Entrada gratuita

About the Author

Luiz Souza
Fotojornalista criador do site Subúrbio RJ. O objetivo do site é compartilhar notícias e acontecimentos importantes da cidade do Rio de Janeiro e da região metropolitana do Rio. O foco principal do site é a divulgação de notícias relacionadas à cultura e eventos importantes para a cidade como o Jogos Olímpicos Rio 2016.

Be the first to comment on "Grupo Off-Sina leva magia do circo para a Arena da Pavuna"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*