“Fronteira” é o novo espetáculo do projeto Manguinhos em Cena


O segundo musical do grupo conta uma mitológica história de amor com direção de Luís Igreja e dramaturgia de Renata Mizrahi

Manguinhos em Cena - Fronteira - Foto: Divulgação

Manguinhos em Cena – Fronteira – Foto: Divulgação

Rock, blues, samba e funk estão presentes em “Fronteira”, nova peça do projeto Manguinhos em Cena. São 27 alunos-atores atuando, cantando, dançando e tocando vários instrumentos. O espetáculo inova com os atores encenando no meio do público, numa plateia desconstruída, ao som da ópera-funk-rock. Assim é contada a história de amor mitológica entre “Flor e Sabiá”, os filhos jovens de “Gênesis e Gaia”, líderes de territórios distintos e que no passado também viveram um grande amor. Amor que ultrapassa os limites da Fronteira e pode ser vivido em qualquer tempo e lugar. O espetáculo “Fronteira” fica em cartaz de 13 a 16 de novembro, de quinta a domingo, às 19h, com entrada franca, no Cineteatro Eduardo Coutinho, em Manguinhos.

Com direção de Luís Igreja, dramaturgia de Renata Mizrahi e colaboração dos alunos-atores, “Fronteira” é uma ópera-funk-rock voltada para o público jovem, que mostra a força dramatúrgica e lado intuitivo musical do grupo. “O funk é o natural deles. Na formação atual – com novos integrantes desde do início do ano -, a música e a dança pulsam muito fortes neles. Aproveitamos essas características misturamos o funk, rock, soul, blues e samba. A dramaturgia nasceu da reunião dos ritmos que o grupo carrega consigo e usamos as referências de filmes e musicais como “Laranja mecânica” e o “Jesus Cristo Superstar”. Isso tudo resultou uma bela história de amor clássica, bem ao estilo Romeu e Julieta”, orgulha-se Luís Igreja.

SINOPSE: A Fronteira é um não-lugar no espaço, no qual todos os desavisados que atravessam seus limites, desaparecem. É o que diz a lenda. Ela fica entre dois territórios rivais com moradores que seguem seus líderes Gênesis e Gaia, sem questionar, desde tempos esquecidos. Um dia, os filhos jovens de Gênesis e Gaia – Flor e Sabiá, por se sentirem diferentes de todos ao seu redor, fogem e atravessam os limites da Fronteira. Eles se encontram, se conhecem e se apaixonam. O amor dos jovens vai provocar uma grande revolução nos territórios de seus pais e forçará Gênesis e Gaia a se encontrarem e enfrentarem, finalmente, o passado longínquo que os separou e exilou na terra.

Idealizado e coordenado pela Companhia do Gesto e pela Zucca Produções em parceria com a Biblioteca Parque de Manguinhos, o projeto Manguinhos em Cena é um dos laboratórios do PalavraLab das Bibliotecas Parque estaduais e integra o Programa FAVELA CRIATIVA. Resultado da parceria entre o poder público e a iniciativa privada, contando com recursos de R$ 14 milhões, provenientes da Secretaria de Estado de Cultura, da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, da Light, do Programa de Eficiência Energética da ANEEL e do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, o FAVELA CRIATIVA é formado por um conjunto de projetos que oferece a jovens agentes culturais formação artística e especialização em gestão cultural e estabelece canais de diálogo entre estes jovens, possíveis parceiros e patrocinadores potenciais.

Para acompanhar a agenda e as ações do grupo Manguinhos em Cena é só acessar www.facebook.com/manguinhosemcena

FICHA TÉCNICA
Duração: 1h10min
Classificação Etária: 10 anos
Dramaturgia: Renata Mizrahi
Colaboração: Manguinhos em Cena
Assistente de Dramaturgia: Haroldo César
Direção: Luís Igreja
Elenco: Evaldo de Andrade, Haroldo César, Héktor Breno, Jéssica Azeredo, Jorge Wilson Matias, José Roberto Araújo, Leonardo Santana, Lidiane Marinho, Luiz Cassiano, Luiz Estevão, Ronaldo Silva, Thalyssiane Aleixo, Fábio Silva de Oliveira, Grace Ellen Xavier, Larissa Gomes, Roseany Freitas, Telma Silva, Wilson Netto, Bruna Soares, Anny Coutinho, Deco Bonfa, Maycon Barbosa, , Magno Myller, Sirléa Aleixo, Tarcinara Nascimento, Thay Aleixo e Katarine Gama
Assistente de Direção: Cecília Ripoll
Direção de Movimento: Cecília Ripoll
Pesquisa e Execução da Sonoplastia: Luiz Cassiano
Concepção e Pesquisa de Trilha Sonora e Sonoplastia: Hektor Breno, José Roberto Araújo, Magno Myller e Luiz Cassiano
Orientação preparação de voz: Bethi Albano
Preparação voz: Hektor Breno
Iluminação: Luís Igreja
Orientação de Figurinos: Denise Bernardes e Macela Domingos
Cenografia: Manguinhos em Cena
Direção e orientação de Produção: Ana Carina e Julio Augusto Zucca
Produção Executiva: Fernando Alves; Karen Kristien, Lidiane Marinho, Haroldo César, Roseany Freitas, Grace Ellen, Telma Silva
Assitente de Produção: Sofia Vasconcellos
Administração e controladoria: Zucca Produções
Coordenação do projeto: Ana Carina
Produção e Realização: Favela Criativa
Coordenação e Conteúdo: Companhia do Gesto e Zucca Produções
Registro Audiovisual: Bruno Fochi
Fotos: Gui Maia, Bruno Fochi

SERVIÇO: ESPETÁCULO FRONTEIRA – PROJETO MANGUINHOS EM CENA
Dias: De 13 a 16 de novembro – de quinta a domingo
LOCAL: Cineteatro Eduardo Coutinho, na Biblioteca Parque de Manguinhos
ENDEREÇO: Av. Dom Helder Câmara, 1184 – Manguinhos – Tel (21) 2204-1498
Horário: 19h
Entrada Franca
Classificação: 10 anos
Capacidade: 150 lugares (Senhas uma hora antes na bilheteria)

About the Author

Luiz Souza
Fotojornalista criador do site Subúrbio RJ. O objetivo do site é compartilhar notícias e acontecimentos importantes da cidade do Rio de Janeiro e da região metropolitana do Rio. O foco principal do site é a divulgação de notícias relacionadas à cultura e eventos importantes para a cidade como o Jogos Olímpicos Rio 2016.

Be the first to comment on "“Fronteira” é o novo espetáculo do projeto Manguinhos em Cena"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*