Fitch reafirma grau de investimento da cidade do Rio


Recessão econômica não compromete performance fiscal do município do Rio de Janeiro. Estado, entretanto, está à beira da falência com risco de precisar demitir funcionários públicos e com serviços públicos entrando em colapso.

A cidade do Rio de Janeiro obteve na tarde de ontem, dia 4/10, a confirmação do rating internacional “BB”, com perspectiva negativa, da agência internacional de classificação de risco Fitch. A nota de crédito se mantém exatamente igual àquela atribuída à União pela agência, que representa o teto de avaliação possível do município. A Prefeitura do Rio está sete níveis acima do Governo do Estado, que enfrenta uma grave crise financeira. Já na escala nacional a cidade foi avaliada com nota AA (bra), considerando o critério redefinido pela agência.

Fitch avalia Rio de Janeiro - Foto: Luiz Souza

Fitch avalia Rio de Janeiro – Foto: Luiz Souza

Em seu relatório, a Fitch destaca a resistência do município ao prolongado período de recessão econômica pelo qual passa o país, sem qualquer comprometimento em sua performance fiscal. A taxa de investimento, em quase 20%, também contou positivamente na manutenção do rating do Rio, enquanto outros entes classificados da mesma forma investem em média 10.1%. Outro aspecto considerado pela agência foi a situação do Fundo Especial de Previdência do Município do Rio de Janeiro (FUNPREVI), que apresenta condição muito superior à grande parte dos estados brasileiros. A agência conclui que a cidade apresenta liquidez adequada sem suscitar preocupação.

About the Author

Luiz Souza
Fotojornalista criador do site Subúrbio RJ. O objetivo do site é compartilhar notícias e acontecimentos importantes da cidade do Rio de Janeiro e da região metropolitana do Rio. O foco principal do site é a divulgação de notícias relacionadas à cultura e eventos importantes para a cidade como o Jogos Olímpicos Rio 2016.

Be the first to comment on "Fitch reafirma grau de investimento da cidade do Rio"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*