Fim de semana temático “Minha Alma Canta” celebra a musicalidade carioca


Com um repertório para agradar cariocas de todos os gostos, apresentações musicais se espalharão pela Cidade neste fim de semana para homenagear os 450 anos do Rio. São destaques na lista de atrações o grupo Monobloco, a OSB e o Festival Back2Black

O calendário de comemorações pelos 450 anos da Cidade, idealizado pelo Comitê Rio450, possui 14 meses de duração, mas a programação do mês de março promete ser especial para os cariocas. Todos os cinco finais de semana do mês de aniversário do Rio serão temáticos, cada um deles dedicado a uma expressão tipicamente carioca. Por ser berço de artistas importantes da música brasileira e de ritmos como o samba e choro, não poderia faltar uma homenagem à música. Por isso, o próximo fim de semana temático se chamará “Minha Alma Canta” e vai reverenciar a musicalidade tão característica do carioca. A programação deste fim de semana será intensa e vai oferecer concertos especiais da Orquestra Sinfônica Brasileira e da Orquestra Petrobras Sinfônica, além do Festival Back2Black e das apresentações do Monobloco e da cantora francesa Zaz.

A música clássica será destaque no fim de semana “Minha Alma Canta” com orquestras de renome internacional apresentando repertórios exclusivos em homenagem à Cidade Maravilhosa. A Orquestra Petrobras Sinfônica (OPES) encomendou oito sinfonias para celebrar os 450 anos do Rio. A série Djanira I será apresentada na sexta às 20h, no Theatro Municipal. Todas as oito peças farão parte do registro anual em CD, lançado tradicionalmente pela OPES no fim do ano. Já a Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) apresentará na Cidade das Artes um concerto especial que incluirá em parte do programa alguns arranjos sinfônicos de obras emblemáticas do repertório da MPB ligadas ao Rio de Janeiro, como o hino oficial da Cidade, “Cidade Maravilhosa”, “Garota de Ipanema”, “Águas de Março”, entre outras composições. O concerto especial da “Série Rio 450 anos” será no sábado, às 16h.

Além da OSB e da OPES, o projeto Música no Museu também fará sua homenagem ao jubileu de 2015 com concertos temáticos durante todo o fim de semana. Haverá programação às 15h da sexta-feira no Centro Cultural Justiça Federal, às 17h de sábado no Clube Hebraica e às 11h30 de domingo no Museu de Arte Moderna.

Na sexta e no sábado a Cidade das Artes também vai ser palco do Festival Back2Black, evento que celebra uma parte essencial do arcabouço artístico-cultural que forjou a identidade do carioca ao longo destes quatro séculos e meio: a cultura negra. Em sua sexta edição, o festival irá reunir shows e debates para comemorar o aniversário do Rio. Os palcos foram nomeados RIO e CIDADE e os shows programados homenageiam os compositores e as periferias cariocas, tudo com muito ineditismo, descontração e alegria bem ao jeito carioca de ser.

Num fim de semana dedicado á música não poderia deixar de ter uma programação que remetesse a maior festa popular do mundo: o carnaval. Um dos mais tradicionais blocos carnavalescos da Cidade, o Monobloco, fará uma apresentação gratuita neste sábado, dia 21, em frente ao Museu de Arte do Rio (MAR). O show será para festejar dois aniversários: o de 450 anos do Rio e o de dois anos do MAR. Todo o público que visitar as exposições até o dia 20 ganham ingressos antencipados e terão entrada exclusiva para o show até ás 18h.

Não faltará opção também para os cariocas que curtem música alternativa. Na noite de sexta-feira um dos principais ícones da nova cena mundial francesa sobe ao palco do Circo Voador para mostrar seu novo trabalho e celebrar os 450 anos da Cidade, a cantora Zaz virá ao Rio para mostrar seu mais recente álbum “Paris”. O disco contou com a colaboração do produtor Quincy Jones, que concebeu “Thriller”, do cantor Michael Jackson.

Corrida pelos 450 anos da Cidade também acontece neste domingo
Neste domingo, dia 22, cariocas de todas as partes da Cidade poderão participar da Corrida Rio 450 – Caixa. A largada será às 8h na Praça General Tibúrcio, localizada na Praia Vermelha, e a chegada, 10km depois, no Aterro do Flamengo, próximo ao Monumento Estácio de Sá. Os cinco primeiros colocados no geral masculino e no feminino vão levar um troféu para casa. As cinco equipes de academia, personal trainer, grupos de corrida, equipes de empresa e colégios com mais inscritos também vão receber troféus.

Mas como a corrida é em comemoração aos 450 anos da Cidade do Rio de Janeiro, o primeiro carioca a completar a prova também ganhará um troféu, tanto no masculino quanto no feminino. E para completar a celebração, os 450 primeiros colocados entre os quatro mil participantes vão ganhar medalhas especiais.

Calendário comemorativo se estende até fevereiro de 2016
O calendário comemorativo, idealizado pelo Comitê Rio450, terá uma duração total de quatorze meses e já conta com mais de 500 eventos. O mês de março é que tem a programação mais intensa. Cada fim de semana de março foi batizado com um tema que exalta a carioquice. No primeiro fim de semana, denominado “Cidade Maravilhosa”, ficaram concentradas grandes comemorações de massa, como o show da Quinta da Boa Vista e o Bolo da Rua da Carioca, além de uma agenda protocolar. O fim de semana “Gentileza Gera Gentileza” teve uma agenda relacionada a ações de cidadania; “Do Leme ao Pontal”, privilegiou iniciativas ao ar livre e esportivas; o “Minha Alma Canta”, será dedicado à alma musical do carioca; e “Aquele Abraço” encerrará a programação do mês de março.

About the Author

Luiz Souza
Fotojornalista criador do site Subúrbio RJ. O objetivo do site é compartilhar notícias e acontecimentos importantes da cidade do Rio de Janeiro e da região metropolitana do Rio. O foco principal do site é a divulgação de notícias relacionadas à cultura e eventos importantes para a cidade como o Jogos Olímpicos Rio 2016.

Be the first to comment on "Fim de semana temático “Minha Alma Canta” celebra a musicalidade carioca"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*