Expansão do Parque Madureira precisa de ajustes


Inaugurado há aproximadamente 10 dias, a expansão do Parque Madureira entre os bairros de Rocha Miranda e Honório Gurgel já precisa de alguns ajustes para que a área de lazer como um todo não perca sua qualidade e sua segurança. Se os pequenos ajustes forem feitos a tempo, o Parque Madureira conseguirá se manter como uma ótima opção de lazer e entretenimento para milhares de pessoas que o utilizam diariamente. Os riscos ficam por conta da nova gestão municipal, já que com a troca do prefeito a partir de Janeiro de 2017, não sabemos se o lugar será mantido funcionando de maneira adequada, ou se vai ser largado de mão por correntes políticas que pensam diferente da gestão atual.

As falhas do Parque Madureira na expansão entre Rocha Miranda e Honório Gurgel

Na área recém inaugurada é possível encontrar problemas causados pela falta de zelo e também pela falta de atuação dos Guardas Municipais que deveriam cuidar do local. Um dos problemas que mais me chamou atenção foi o fato de haver pessoas soltando pipa dentro da área do Parque e também em lajes de casas vizinhas com as linhas chilenas cruzando o Parque. Vale lembrar que este tipo de linha, ou mesmo a linha com cerol, são proibidas pois possuem material altamente cortante que oferecem riscos de acidente para pedestres e ciclistas.

Crianças soltam pipa dentro do Parque Madureira. Ao lado ciclistas são expostas aos riscos da Linha Chilena - Foto: Luiz Souza

Crianças soltam pipa dentro do Parque Madureira. Ao lado ciclistas são expostas aos riscos da Linha Chilena – Foto: Luiz Souza

Considerada a maior pista pública de skate Half Pipe do mundo, e projetada pelo recordista mundial dos X Games Bob Burnquist, a pista realmente chama atenção pelo seu tamanho, pela sua imponência e por todo o seu entorno, que inclui uma cobertura com área de 3500 metros quadrados. Porém, tirando o fato de ser belíssima, atualmente esta pista de skate não tem utilidade, já que está fechada e bloqueada por uma rede de proteção. No seu entorno alguns poucos Guardas Municipais circulam para garantir que ninguém a utilize sem autorização. Esta pista de skate é capaz até mesmo de sediar eventos internacionais de skate pois foi projetada já pensando nesta possibilidade em uma área que já prevê a instalação de arquibancadas temporárias. A questão é saber qual a utilidade de uma pista tão grande e tão cara, se ela não poderá ser utilizada pelo público em geral.

Pista Half Pipe desenvolvida por Bob Burnquist - Foto: Luiz Souza

Pista Half Pipe desenvolvida por Bob Burnquist – Foto: Luiz Souza

Falta de segurança no acesso do Parque Madureira para quem utiliza a passarela da Estação de Trem de Rocha Miranda. Embora na área interna do Parque até fiquem alguns poucos Guardas Municipais, em especial nos portões, para quem precisa passar de um lado para o outro do bairro, seguindo em direção à Praça de Rocha Miranda, não há nenhuma segurança. O caminho tem iluminação precária, somente no acesso e depois tudo é mal iluminado. Por ali passa a linha de trem do Ramal Belford Roxo, e nesta área há muitos usuários de drogas, além dos relatos de furtos que são frequentes nesta região. Um patrulhamento da Guarda Municipal nos acessos da passarela poderia reduzir os furtos na região.

Acesso ao Parque Madureira na Estação de Rocha Miranda - Foto: Luiz Souza

Acesso ao Parque Madureira na Estação de Rocha Miranda – Foto: Luiz Souza

No acesso do Parque Madureira no Bairro de Honório Gurgel há um problema similar ao de Rocha Miranda. Apesar de haver alguns poucos Guardas Municipais circulando pela área interna no Parque, a área externa que também dá acesso a uma estação de trem fica totalmente exposta. Criaram uma passagem subterrânea que liga os dois lados do bairro e que também dá acesso ao Parque Madureira e à Estação de Trem de Honório Gurgel. O local é uma área sob influência de criminosos que praticam roubos e furtos à luz do dia e não há neste acesso nenhum agente de segurança. Nem da Polícia Militar e nem da Guarda Municipal. Também não há câmeras de vigilância que poderiam ser utilizadas para identificar os criminosos. Além de tudo isso, a passagem subterrânea é muito mal iluminada e isto favorece os roubos e furtos a pedestres.

Acesso do Parque Madureira em Honório Gurgel - Foto: Luiz Souza

Acesso do Parque Madureira em Honório Gurgel – Foto: Luiz Souza

O chafariz que tem o formato e as cores dos Aros Olímpicos é belíssimo, mas precisa ser ajustado, pois um dos pontos de esguicho de água está jogando a água muito alto e fazendo com o que o vento a leve para fora da área dos lagos artificiais que deveriam contê-la. É um problema fácil de resolver com o ajuste da pressão da água, mas que se não for resolvido pode causar danos no entorno.

Chafariz dos Aros Olímpicos tem vazamento - Foto: Luiz Souza

Chafariz dos Aros Olímpicos tem vazamento – Foto: Luiz Souza

O Lado bom do Parque Madureira na expansão entre Rocha Miranda e Honório Gurgel

Comecei este artigo mostrando alguns problemas que a nova área do Parque Madureira possui, mas não podemos deixar de exaltar que o local é muito importante para toda a região, para todo o subúrbio do Rio. Com estas novas áreas de lazer as pessoas que moram nos bairros vizinhos passam a contar com muito mais opções para prática de esportes, para o entretenimento e também surgiram muitas boas oportunidades de trabalho e renda. A nova área do Parque ganhou diversos novos quiosques, todos com um palco compartilhado entre eles, permitindo eventos de música. Isso garante emprego para muitas pessoas que vão prestar seus serviços nos quiosques e também gera oportunidades para músicos e pessoas que trabalham no segmento de cultura / gastronomia. A movimentação de pessoas nos acessos do Parque também cria uma série de oportunidades para empreendedores da região que poderão garantir seu sustento com vendas de alimentos, bebidas e com prestação de serviços. Em uma área cheia de problemas sociais, isto vai ser ótimo para toda a população.

Gostaria de destacar algumas cenas do Parque Madureira – Rocha Miranda / Honório Gurgel que fazem a visita valer à pena !

A reprodução da escultura Pinças de Franz Weissmann custou caro aos cofres públicos: foram gastos mais de R$ 164 mil na sua construção e instalação, mas ela trouxe para o Parque Madureira um grande valor cultural, já que trata-se de um artista renomado.

Escultura Pinças de Franz Weissmann - Foto: Luiz Souza

Escultura Pinças de Franz Weissmann – Foto: Luiz Souza

As novas ciclovias permitem que moradores de Honório Gurgel cheguem até Madureira em total segurança, servindo como meio de transporte – uma alternativa limpa e saudável.

Novas ciclovias e novos cenários - Foto: Luiz Souza

Novas ciclovias e novos cenários – Foto: Luiz Souza

Entrada do Parque Madureira em Rocha Miranda ganhou o nome do bairro. O mesmo ocorreu na outra extremidade, em Honório Gurgel.

Parque Madureira Rocha Miranda - Foto: Luiz Souza

Parque Madureira Rocha Miranda – Foto: Luiz Souza

Uma escadaria com água corrente, formando uma cachoeira é a alegria da criançada. Um banquinho foi colocado logo em frente para que os pais possam cuidar dos filhos, enquanto estes se divertem na atração.

Escada das Águas é a alegria das crianças - Foto: Luiz Souza

Escada das Águas é a alegria das crianças – Foto: Luiz Souza

Grafitti de Marcelo Ment no Skatepark para iniciantes.

Grafitti de Marcelo Ment no Parque Madureira - Foto: Luiz Souza

Grafitti de Marcelo Ment no Parque Madureira – Foto: Luiz Souza

De certos pontos da expansão do Parque Madureira é possível observar do alto os bairros de Rocha Miranda e Turiaçu, além de poder-se observar as montanhas ao fundo.

Novas vistas do Parque Madureira - Foto: Luiz Souza

Novas vistas do Parque Madureira – Foto: Luiz Souza

Há um mirante de onde é possível observar boa parte do local, e também os lagos artificiais que formam o símbolo olímpico. À noite os símbolos são iluminados com as cores dos Aros Olímpicos.

Mirantes permitem uma vista panorâmica da região - Foto: Luiz Souza

Mirantes permitem uma vista panorâmica da região – Foto: Luiz Souza

Uma tendência em várias edificações do Parque Madureira desde sua primeira parte são as paredes verdes. Um conceito sustentável de construção cheio de vantagens para o meio ambiente e para a própria construção.

Paredes verdes estão por toda parte - Foto: Luiz Souza

Paredes verdes estão por toda parte – Foto: Luiz Souza

Uma quadra de tênis permite acesso gratuito a um esporte que até então era considerado esporte de elite. Os próprios jogadores precisam levar raquete e bolas de tênis para poder jogar. No local há a quadra e a rede.

Quadra de Tenis - Foto: Luiz Souza

Quadra de Tenis – Foto: Luiz Souza

Uma área de 1000 metros quadrados ao lado externo da Pista de Half Pipe, permite que iniciantes pratiquem suas primeiras manobras.

Skate Park para Iniciantes - Foto: Luiz Souza

Skate Park para Iniciantes – Foto: Luiz Souza

About the Author

Luiz Souza
Fotojornalista criador do site Subúrbio RJ. O objetivo do site é compartilhar notícias e acontecimentos importantes da cidade do Rio de Janeiro e da região metropolitana do Rio. O foco principal do site é a divulgação de notícias relacionadas à cultura e eventos importantes para a cidade como o Jogos Olímpicos Rio 2016.

2 Comments on "Expansão do Parque Madureira precisa de ajustes"

  1. Essa questão de segurança pública passa primeiramente pela policia Militar, tanto que existe um batalhão na área. Visitei o parque e não vi nenhum policial militar.

  2. A pista de skate foi aberta hoje às 17:00 horas e tinha muito skates ela está aberta ao público geral sim.

Leave a comment

Your email address will not be published.


*