Energia Solar Fotovoltaica


A cada dia que passa a energia solar se torna mais viável do ponto de vista econômico. Os equipamentos estão cada vez mais baratos e mais potentes. Com isso, os brasileiros estão aproveitando cada vez mais os benefícios de morar em um país que tem sol abundante durante o ano inteiro. Muita gente ainda acredita que montar um sistema de energia solar fotovoltaico custa caro demais ou que somente os ricos ou amantes da natureza podem ter acesso a um sistema assim. O fato é que ter energia solar fotovoltaica (a luz do sol transformada em energia elétrica) e ter aquecimento solar (o calor do sol transformado em água quente para sua resdiência) é algo simples e acessível para a maioria das pessoas.

Como ter energia solar em casa ?

Há basicamente dois tipos de instalação de energia solar fotovoltaica. Uma delas é a off-grid e a outra é a on-grid ou Grid-Tie.

No sistema off-grid toda energia gerada pelos seus painéis solares é armazenada em baterias estacionárias (alguns usam baterias automotivas por serem mais baratas) e depois de armazenada a energia pode ser consumida em qualquer horário, inclusive à noite. No sistema off-grid, toda a parte elétrica referente à energia solar funciona de maneira totalmente independente da sua instalação elétrica atual, então é um sistema que permite ser instalado aos poucos e pode ir sendo ampliado aos poucos. Em geral o sistema off-grid é recomendável para consumos pequenos e pontuais, como por exemplo para garantir a iluminação do imóvel quando há falta de luz, ou para ligar alguns poucos eletrodomésticos da casa como computadores, tvs, aparelhos de som e etc. Há opções de sistema de energia fotovoltaica do tipo off-grid para ligar pequenos equipamentos ou iluminação que podem ser instaladas sem sua residência por menos de R$ 1000,00. Este sistema entretanto não é recomendável para equipamentos de alto consumo como aparelhos de ar-condicionado, chuveiro elétrico, freezer, forno elétrico e outros pois há um grande custo para armazenar a energia em baterias e há grande perda de energia quando transforma-se esta energia das baterias (corrente contínua) em energia elétrica do tipo que temos nas tomadas de nossa casa (corrente alternada).

Se você tem um bom orçamento, de pelo menos R$ 20.000,00 pode optar pela contratação de uma empresa especializada em energia solar para instalar em sua residência um sistema chamado de Energia Solar Grid-Tie, que é um sistema que funciona acoplado à rede pública da concessionária de energia elétrica (Light, Ampla e outras) e este sistema injeta na rede pública a energia que está sendo gerada pelo sol e a conta vai sendo equalizada. Ou seja, se você gerar em um mês 200kWh e só consumir 150KWh terá um saldo de 50KWh para consumir em até 24 meses após a geração. Se em um mês você gerou menos energia do que consumiu aí você pode utilizar os créditos de energia extra que gerou ao longo do tempo ou poderá pagar apenas pelo consumo que superou sua geração. Por exemplo: se em um determinado mês você gerou 150KWh mas consumiu 200KWh você pode optar por pagar em dinheiro pelos 50KWh adicionais de seu consumo ou poderá utilizar os créditos que tem em sua geração para abater a conta de luz. Este sistema é o melhor que há pois depois de instalado ele funciona de maneira autônoma e precisa de pouca manutenção ao longo dos anos, basicamente revisão e nada mais. A desvantagem deste tipo de instalação é que requer um projeto aprovado pela ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica e alterações em suas instalações domésticas originais, além do alto custo do inversor grid-tie homologado pelo Inmetro que é o equipamento responsável por acoplar a energia gerada pelos seus painéis solares à rede elétrica de sua casa.

O que preciso para usar o sistema solar fotovoltaico off-grid ?

Controlador de Carga 20A

Controlador de Carga 20A


Os equipamentos básicos são: os painéis solares fotovoltaicos que transformam a luz do sol em energia elétrica, controlador de carga, que pega a energia gerada pelos painéis solares e injeta nas baterias de modo que a bateria não seja danificada por sobrecarga ou sobretensão, uma bateria estacionária ou um banco de baterias estacionárias para armazenar a energia que está sendo gerada, inversor de tensão para transformar a energia das baterias que é de corrente contínua em corrente alternada na tensão adequada aos seus equipamentos elétricos (em outras palavras, transforma a energia da bateria em energia semelhante a que temos na tomada de nossa casa). Além destes equipamentos básicos é preciso ter também cabos, conectores, suportes e um local adequado para a instalação dos equipamentos internos (baterias, inversores e controladores de carga devem ficar em local seco e fresco para um funcionamento seguro e estável do sistema).

O que preciso para usar o sistema solar fotovoltaico on-grid ou Grid-Tie ?

Para utilizar o sistema Grid-Tie você precisa dos painéis solares fotovoltaicos que transformam a luminosidade do som em eletricidade, cabos, conectores e o Inversor Grid-Tie que é o responsável por acoplar a energia gerada pelas placas solares na rede elétrica já existente em sua residência. Neste modelo de projeto é necessário fazer a troca do medidor da companhia elétrica por um modelo capaz de medir a energia que está sendo devolvida para a rede pública. Ou seja, é um medidor especial que vai identificar os momentos em que sua casa está gerando mais energia do que está consumindo e com isso vai registrar o crédito de energia a seu favor. Para esta troca é preciso apresentar o projeto baseado na legislação da ANEEL, assinado por um responsável técnico, assegurando que a instalação é adequada ao que se propõe. Embora tenha menos itens, o sistema que trabalha conectado com a rede elétrica ainda é muito caro pois o inversor grid-tie precisa ser homologado pelo Inmetro e ainda há poucas empresas que comercializam os equipamentos homologados. Se fosse possível usar os inversores grid tie importados que são comuns no mercado internacional, o custo da implantação seria realmente baixo. O fato de precisar de um projeto elaborado e executado por um responsável técnico qualificado também aumenta o custo de implantação pois não é um projeto que pode ser feito por um eletricista residencial comum, precisa ser feito por um eletrotécnico, engenheiro ou outros profissionais capacitados para este tipo de RT.

Quais as vantagens do sistema off-grid

No sistema off-grid você tem a vantagem de ter um sistema que funciona de maneira totalmente independente da rede pública de eletricidade convencional. Sendo assim, você pode ter energia elétrica disponível mesmo quando falta luz e também pode instalar este sistema onde não há fornecimento de energia elétrica como por exemplo em regiões rurais, áreas de camping, veículos e diversos outros usos.

Quais as desvantagens do sistema off-grid

A desvantagem está no alto custo e na baixa durabilidade das baterias. Se forem utilizadas baterias estacionárias específicas para o uso em sistemas fotovoltaicos, as baterias chegam a custar até 3 vezes mais do que uma bateria automotiva e duram de 3 a 5 anos apenas. Então a cada período de 3 a 5 anos você terá um custo para a troca das baterias, além de gerar um passivo ambiental, já que nem sempre as baterias usadas são devidamente tratadas pelos fabricantes (embora exista a legislação para isso). Caso opte por usar baterias automotivas o custo será menor, porém a durabilidade destas baterias dificilmente chegam a 2 ou 3 anos, então acaba sendo um custo menor porém mais frequente.

Quais as vantagens do sistema Grid Tie

A principal vantagem do sistema Grid Tie está no fato de não precisar de baterias e controladores de carga, então o seu sistema funciona durante muitos e muitos anos sem grandes custos de manutenção. Em média os painéis fotovoltaicos de boa qualidade tem vida útil superior aos 30 anos e os bons inversores grid tie saem de fábrica com garantia de 3 a 5 anos. Apesar dos investimentos neste tipo de instalação ainda seja um pouco cara, a vantagem está no grande tempo de vida útil do sistema e no baixo custo de manutenção. Estima-se que ao custo atual, já incluindo mão de obra especializada, um sistema on grid consegue se pagar em aproximadamente 5 a 7 anos, enquanto sua vida útil pode facilmente superar os 20 anos de uso. Isso sem contar que o valor do KWh da energia que consumimos é reajustada anualmente.

Quais as desvantagens do sistema Grid Tie

A desvantagem deste modelo de instalação é que ele só gera energia quando há energia elétrica sendo fornecida pela concessionária. Se houver falta de luz, blackout, apagão ou falha da concessionária, você ficará sem luz da mesma forma que seus vizinhos. Ou seja, se em um determinado dia de sol forte faltar luz na rua, toda a energia gerada pelo seus painéis não será aproveitada até que a concessionária de eletricidade restabeleça o serviço.

Onde comprar meus equipamentos de energia solar ?

A maior parte das empresas que trabalham neste segmento atendem através da internet com a venda de produtos para instaladores que atuam em todo Brasil e também prestando consultoria remota para projetos simples ou mesmo projetos mais complexos. Por ser um tipo de serviço que ainda é pouco utilizado pela maioria da população, ainda há certa dificuldade para encontrar mão de obra especializada. Aqui no Rio de Janeiro há vendedores que comercializam seus produtos através de sites como o OLX e Mercado Livre que indicam profissionais para a instalação. Um bom exemplo é o Entrega Rápida, que vende seus produtos através do Mercado Livre e atende todo o Brasil.

About the Author

Luiz Souza
Fotojornalista criador do site Subúrbio RJ. O objetivo do site é compartilhar notícias e acontecimentos importantes da cidade do Rio de Janeiro e da região metropolitana do Rio. O foco principal do site é a divulgação de notícias relacionadas à cultura e eventos importantes para a cidade como o Jogos Olímpicos Rio 2016.

Be the first to comment on "Energia Solar Fotovoltaica"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*