Desocupação da Favela da Telerj leva caos à Zona Norte do RJ


Um imóvel da empresa de telefonia Oi com uma área total de aproximadamente 50.000 metros quadrados foi ocupado há cerca de 10 dias por um grupo estimado em mais e 5000 pessoas. O local passou a ser conhecido como Favela da Telerj.

Os invasores do prédio rapidamente construíram barracos no local em que tentavam transformar em moradias, já que na cidade do Rio de Janeiro há grande deficit de moradias populares e os pobres acabam inevitavelmente sendo obrigados a morar em favelas. Com as remoções para as obras da Copa do Mundo e para as Olimpíadas muitos moradores perderam suas casas de uma hora para outra e não receberam indenizações ou receberam indenizações insuficientes para a compra de uma nova moradia. Além disso os preços dos imóveis no Rio de Janeiro foram super inflacionados até mesmo em bairros mais populares.

Na desocupação do local, atendendo a uma ordem judicial, os Policiais Militares fizeram uso de força. Bombas de gás lacrimogênio e de efeito moral foram atirados no local até mesmo do helicóptero. O jornal O Globo na internet confirmou esta informação de que bombas estavam sendo atiradas do helicóptero da Polícia.

Já em terra os moradores relatam grande agressividade por parte dos policiais que atirado bombas de gás lacrimogêneo e tiros de bala de borracha. Alguns moradores reagiram com pedradas e atirando fogo nos barracos. A confusão se espalhou pelas ruas do bairro e ônibus, caminhões e até mesmo um carro da PM foram incendiados, além de vários outros veículos que foram depredados. Uma agência da Caixa Econômica Federal também foi atingida com atos de vandalismo.

Repórter do O Globo foi preso e teve seu celular apreendido para não avisar a redação

Repórter do Jornal O Globo foi preso em desocupação da Favela da Telerj

Imagem: Reprodução da página inicial do Jornal O Globo – 11/04/2014

Durante a ação violenta e truculenta da PM até mesmo um repórter do Jornal O Globo foi preso injustamente, acusado de incitar a violência. O policial estava sem identificação na farda e teria quebrado o celular do repórter que foi imobilizado e detido. Link para a reportagem no site do Jornal O Globo: http://oglobo.globo.com/rio/reporter-do-globo-preso-por-fotografar-acao-da-policia-na-desocupacao-da-favela-da-telerj-12163022

About the Author

Luiz Souza
Fotojornalista criador do site Subúrbio RJ. O objetivo do site é compartilhar notícias e acontecimentos importantes da cidade do Rio de Janeiro e da região metropolitana do Rio. O foco principal do site é a divulgação de notícias relacionadas à cultura e eventos importantes para a cidade como o Jogos Olímpicos Rio 2016.

Be the first to comment on "Desocupação da Favela da Telerj leva caos à Zona Norte do RJ"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*