Cúpula de Prefeitos discute transporte e mobilidade urbana


Iniciada nesta quarta-feira, dia 09/09/2015, a primeira Cúpula Internacional de Prefeitos no Rio recebeu lideranças visionárias do Brasil e de diversos outros países que tiveram a criatividade de reinventar suas cidades durante o período em que estiveram à frente das prefeituras. Estiveram presentes na cerimônia oficial de abertura os ex-prefeitos Jaime Lerner de Curutiba, Mary Jane Ortega de San Fernando nas Filipinas, Sam Adams de Portland nos EUA, Ken Livingstone de Londres, Enrique Peñalosa de Bogotá e do Prefeito Eduardo Paes, do Rio de Janeiro.

O evento realizado na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, deu início ao Congresso Internacional Cidades & Transportes, que reúne lideranças políticas, especialistas e representantes de governos e empresas para debater o futuro das cidades com a criação de estudos que levem à implantação de soluções que poderão tornar as cidades mais sustentáveis e permitindo que a população tenha mais qualidade de vida por ter uma mobilidade mais acessível a todos e com foco em transportes públicos de qualidade.

O encontro faz parte da celebração de 10 anos de trabalho da EMBARQ Brasil, que também contará com o Congresso Internacional Cidades & Transportes, e coincide com os 450 anos da cidade do Rio de Janeiro, parceira-chave para a concretização deste evento.

Jaime Lerner, ex-prefeito de Curitiba foi o inventor do sistema BRT

Jaime Lerner, ex-prefeito de Curitiba participou da Cúpula Internacional de Prefeitos - Foto: Luiz Souza / Subúrbio RJ

Jaime Lerner, ex-prefeito de Curitiba participou da Cúpula Internacional de Prefeitos – Foto: Luiz Souza / Subúrbio RJ

O sistema BRT foi criado em 1974 pelo arquiteto Jaime Lerner, que na época era prefeito da cidade de Curitiba, no Paraná. As mudanças implementadas por este tipo de transporte possibilitaram maior mobilidade urbana aos moradores da cidade e serviu de exemplo para outros projetos que foram sendo implantados ao redor do mundo. O modelo de BRT do Rio de Janeiro foi inspirado no sistema de Curitiba, mas ainda não funciona com a mesma eficiência que o de lá.

Eduardo Paes implantou sistemas de BRT e está implantando o VLT no Rio de Janeiro

Eduardo Paes, Prefeito do Rio de Janeiro - Foto: Luiz Souza / Subúrbio RJ

Eduardo Paes, Prefeito do Rio de Janeiro – Foto: Luiz Souza / Subúrbio RJ

O atual prefeito do Rio, Eduardo Paes, implantou na cidade uma malha rodoviária com faixas exclusivas para o fluxo de veículos articulados em sistema BRT. Atualmente já estão em funcionamento no Rio de Janeiro o sistema Transoeste, que liga Santa Cruz até a Barra da Tijuca e o sistema Transcarioca, que liga o Aeroporto Interncional do Galeão na Ilha do Governador até o Terminal Alvorada na Barra da Tijuca. Em breve entrarão em funcionamento outras duas vias de BRT chamadas de BRT Transolímpica, que ligará a região no entorno do Complexo Esportivo de Deodoro até o Terminal Alvorada – passando pela região da Vila Olímpica e do Parque Olímpico e o BRT Transbrasil, que ligará o bairro de Deodoro ao Centro do Rio, passando por toda a Avenida Brasil e sendo interligado com o BRT Transolímpica.

Ken Livingstone, ex-prefeito de Londres – UK

Ken Livingstone, ex-prefeito de Londres - Foto: Luiz Souza / Subúrbio RJ

Ken Livingstone, ex-prefeito de Londres – Foto: Luiz Souza / Subúrbio RJ

Ken Livingstone, ex-prefeito de Londres, falou sobre a experiência que teve em sua cidade com ao colocar em prática um sistema de taxação de congestionamento (congestion charge, que na prática significa cobrar uma espécie de pedágio para acessar de carro as áreas mais congestionadas da cidade, otimizando assim o fluxo de um grande número de pessoas que utilizam transporte público. Além disso ele também implantou uma série de inovações na cidade, como a priorização do pedestre com a criação e ampliação de espaços públicos exclusivos para pedestres. Ele também melhorou o transporte público e criou corredores prioritários para ônibus.

Sam Adams, ex-prefeito de Portland – EUA

Sam Adams, ex-prefeito de Portland - USA - Foto: Luiz Souza / Subúrbio RJ

Sam Adams, ex-prefeito de Portland – USA – Foto: Luiz Souza / Subúrbio RJ

Sam Adams, ex-prefeito de Portland (EUA) e Diretor da Iniciativa Climática do WRI, durante seu mandato como prefeito conseguiu implementar um Plano de Ação Pelo Clima, definindo metas de redução da emissão de gases do efeito estufa para cada setor da economia causando o menor impacto possível às finanças das empresas. O plano, que está em andamento prevê que até 2050 haverá redução de 80% dos gases do efeito estufa nas empresas que atuam na cidade. Isto foi feito alinhado a um plano de desenvolvimento econômico.

Mary Jane Ortega, ex-prefeita de San Fernando – Filipinas

Mary Jane Ortega, ex-prefeita de San Fernando, nas Filipinas - Foto: Luiz Souza / Subúrbio RJ

Mary Jane Ortega, ex-prefeita de San Fernando, nas Filipinas – Foto: Luiz Souza / Subúrbio RJ

Mary Jane Ortega, ex-prefeita de San Fernando, nas Filipinas já recebeu muitos prêmios pelas ações que realizou na gestão de sua cidade. Mesmo atualmente não estando mais ocupando o cargo de prefeita, ela continua acompanhando de perto a gestão de sua cidade e é Assessora Especial da Rede Global para Cidades Mais Seguras e do ICLEI, membro do Comitê de Resiliência Sobre o Futuro dos Espaços Públicos e Secretária-Geral da CITYNET. Ela defende que não termina a militância de uma prefeita quando sai do gabinete e que ela deve continuar mesmo depois de sair dos cargos públicos.

Enrique Peñalosa, ex-prefeito de Bogotá, na Colombia

Enrique Peñalosa, ex-prefeito de Bogotá, na Colômbia - Foto: Luiz Souza / Subúrbio RJ

Enrique Peñalosa, ex-prefeito de Bogotá, na Colômbia – Foto: Luiz Souza / Subúrbio RJ

Enrique Peñalosa ex-prefeito de Bogotá, na Colombia, conseguiu em apenas 3 anos protagonizar uma grande transformação urbana que transformou a capital colombiana em um exemplo para o mundo, com a implantação do TransMilenio (sistema de BRT) e com a reestruturação da cidade por meio de um programa habitacional popular. Bogotá atualmente tem 350 KM de ciclovias e muitas áreas que dão prioridade ao pedestre.

About the Author

Luiz Souza
Fotojornalista criador do site Subúrbio RJ. O objetivo do site é compartilhar notícias e acontecimentos importantes da cidade do Rio de Janeiro e da região metropolitana do Rio. O foco principal do site é a divulgação de notícias relacionadas à cultura e eventos importantes para a cidade como o Jogos Olímpicos Rio 2016.

Be the first to comment on "Cúpula de Prefeitos discute transporte e mobilidade urbana"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*