“Congresso Internacional do Medo” tem apresentações no Galpão Gamboa


Espetáculo integra a programação da mostra hífen de pesquisa-cena

Nos próximos dias 22 e 23 de outubro, quarta e quinta, às 20h, a mostra hífen de pesquisa-cena leva para o Galpão Gamboa o espetáculo “Congresso Internacional do Medo”. Com direção de Davi Palmeira, a montagem é uma criação independente para o texto da dramaturga mineira Grace Passô, do grupo espanca!. A entrada é gratuita.

A mostra hífen é uma realização da companhia carioca Teatro Inominável, formada pelos artistas-pesquisadores Adassa Martins, Caroline Helena, Diogo Liberano, Flávia Naves e Natássia Vello, em parceria com o Instituto Galpão Gamboa. O evento tem o apoio cultural da produtora Pequena Central.

Congresso Internacional do Medo

Congresso Internacional do Medo - Foto: Verônica Brandão / Divulgação

Congresso Internacional do Medo – Foto: Verônica Brandão / Divulgação

Congresso Internacional do Medo retrata o realismo fantástico. Um dos personagens essenciais na trama é a música gerada nos palcos. O impossível se torna possível para tentar dar conta do real. Em cena, sete atores procuram preencher o espaço vazio – do palco, da linguagem, das relações. Buscam um estágio de transparência na ação cênica, proporcionado pela combinação de negociações, estados, inquietações e afetos. O espetáculo é uma montagem curricular do curso de Direção Teatral da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A inspiração do texto de Gracê Passo veio de um poema homônimo de Carlos Drummond de Andrade.

Sobre o grupo
Jovens artistas, originários do espaço universitário, se reuniram para pensar sobre a comunicação contemporânea. O período atual fez com que eles percebessem que existe cada vez mais um desejo realizar conexões entre as pessoas, o mundo e as coisas. A ferramenta escolhida para buscar a dissolução das fronteiras físicas foi o teatro (espaço da experiência, da imersão, do aprofundamento, do erro).

Sinopse
Convidados vindos de lugares distantes do mundo integram este Encontro Internacional na tentativa de conceituar algumas questões que dizem respeito à humanidade. Dentre as conclusões tiradas, está a amedrontadora constatação de que somos efêmeros e provisórios.

Ficha técnica
Dramaturgia: Grace Passô
Direção: Davi Palmeira
Orientação: Gabriela Lírio
Assistência de direção: Marianna Mugnaini
Elenco: Ana Paula Gomes, Gabriel Morais, Grasiela Müller, Jasmin Sanchez, João Vitor Novaes, Mariah Valeiras e Renan Guedes
Direção musical: Grasiela Müller
Preparação vocal: Veronica Machado
Direção de arte: Fabiana Mimura e Thainá Moura
Iluminação: Bruno Parisoto e Daniel Cintra
Produção: Diogo Villa Maior

Gênero: Drama
Duração: 60 minutos
Classificação Indicativa: 16 anos

SERVIÇO
Datas: 22 e 23/10 (quarta e quinta)
Horário: 20 horas
Local: Galpão Gamboa – Teatro
Endereço: Rua da Gamboa, 279 – Centro – RJ
Capacidade: 80 lugares
Telefone: (21) 2516-5929
Entrada gratuita (senhas distribuídas com 30 minutos de antecedência)

About the Author

Luiz Souza
Fotojornalista criador do site Subúrbio RJ. O objetivo do site é compartilhar notícias e acontecimentos importantes da cidade do Rio de Janeiro e da região metropolitana do Rio. O foco principal do site é a divulgação de notícias relacionadas à cultura e eventos importantes para a cidade como o Jogos Olímpicos Rio 2016.

Be the first to comment on "“Congresso Internacional do Medo” tem apresentações no Galpão Gamboa"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*