Confira como estão as obras do Complexo Esportivo de Deodoro


Parque Radical será segunda maior área de lazer do Rio. Foto: Luiz Souza

Parque Radical será segunda maior área de lazer do Rio. Foto: Luiz Souza

Faltando menos de um ano para o andamento dos Jogos Olímpicos Rio 2016, saiba como está o andamento das obras do Complexo Esportivo de Deodoro, onde no futuro será criado o Parque Radical, segunda maior área de lazer da cidade, ficando atrás apenas do Aterro do Flamengo.

Complexo Esportivo de Deodoro será transformado no Parque Radical após as Olimpíadas. Foto: Luiz Souza

Complexo Esportivo de Deodoro será transformado no Parque Radical após as Olimpíadas. Foto: Luiz Souza

Existentes:
Centro de Tiro – Os sete estandes estão passando por adequações.
Situação atual: Estão em andamento as seguintes ações: recuperação estrutural da fachada externa do prédio, reforma dos sanitários, revisão das instalações elétricas e sanitárias, alvenaria em bloco de concreto nas pedanas, reconstrução do passeio público em concreto, fundações para as arquibancadas e instalação dos assentos das arquibancadas dos estantes. Foram iniciados a terraplenagem na área das instalações complementares, serviços de drenagem, a pintura na arquibancada permanente e a recuperação da rampa de acesso aos espectadores. A construção das novas pedanas de tiro ao prato foi concluída. As obras do estande de finais e da rua externa foram iniciadas.
Conclusão: Segundo trimestre de 2016
Capacidade total: 7.577 lugares
Evento-teste: Abril de 2016
Modalidades: Tiro esportivo olímpico e paralímpico

Piscina do pentatlo moderno – A piscina está sendo reformada e terá uma arquibancada com 2 mil lugares temporários.
Situação atual: Foram finalizados os testes de impermeabilização da piscina, a concretagem das lajes dos prédios de apoio (cabine de medição e central técnica), a revisão das instalações sanitárias, a instalação dos pisos da área externa. Está em andamento a colocação dos revestimentos cerâmicos internos da piscina.
Conclusão: Segundo trimestre de 2016
Capacidade: 2 mil lugares
Evento-teste: Março de 2016
Modalidade: Natação do pentatlo moderno

Centro de Hipismo – A pista do cross country, as pistas de treinamento e a arena de saltos e adestramento estão sendo adaptadas e ampliadas. Haverá uma nova clínica veterinária e acomodações para tratadores e veterinários (72 apartamentos de 3 quartos), que ficarão como legado após os Jogos. Além disso, o Picadeiro Coberto, para treino e aquecimento, foi reformado. A arena de salto e adestramento terá 14.200 lugares, sendo 1.200 permanentes e 13.000 temporários. A pista do cross country terá 20 mil espectadores em pé e 1.000 assentos temporários.
Situação atual: A pista do cross country utilizada no evento-teste está pronta e homologada – um trecho complementar que será utilizado somente nos Jogos está sendo finalizado. Os três obstáculos aquáticos estão prontos e dois deles foram utilizados no evento-teste. A drenagem encontra-se em fase final de implementação e a irrigação foi concluída. A reforma do Picadeiro Coberto e da pista oeste de treinamento foram concluídas. Outras três pistas de treinamento estão sendo finalizadas.
Conclusão: Segundo trimestre de 2016
Capacidade total: 35.200 lugares
Evento-teste: Realizado em agosto de 2015
Modalidades: Hipismo olímpico (saltos, adestramento e concurso completo de equitação) e paralímpico

Centro de Hóquei Sobre Grama – Os dois campos existentes estão sendo adaptados. Também está em andamento a construção de vestiários, uma arquibancada permanente com 2.500 lugares na quadra principal e um centro de administração. Durante os Jogos, o Centro de Hóquei terá 5.000 assentos temporários na quadra secundária e 8.000 lugares na quadra principal, sendo 2.500 permanentes.
Situação atual: As fundações das arquibancadas permanentes foram concluídas. Nos vestiários, a estrutura metálica e as alvenarias foram concluídas, e estão em andamento a execução das instalações e dos revestimentos internos. Foi concluída a preparação da base dos campos 1, 2 e de treinamento. Encontra-se em andamento a construção da estrutura (pilares, paredes, vigas e lajes) em concreto armado da arquibancada permanente e da área técnica. Foram finalizadas a construção dos muros de divisa junto ao condomínio militar existente, a colocação de brita no entorno dos campos e a drenagem junto ao Colégio e ao Condomínio Militar. Também foi concluída a montagem das estruturas metálicas da arquibancada permanente. As áreas técnicas e os banheiros abaixo da arquibancada permanente estão em fase de emboço. A primeira camada de asfalto do campo 2 está sendo executada.
Conclusão: Quarto trimestre de 2015
Capacidade total: 15.293 lugares
Evento-teste: Novembro de 2015
Modalidade: Hóquei sobre Grama

Novas instalações permanentes:
Arena da Juventude – O ginásio terá 2.000 lugares permanentes e 3.000 temporários.
Situação atual: Foram finalizadas a colocação das estruturas metálicas da cobertura, a colocação das peças pré-moldadas da arquibancada permanente, e os serviços de forma, armação e concretagem da estrutura do fosso do elevador. Estão em andamento a pavimentação, a montagem das rampas laterais e a colocação do piso definitivo. No térreo, foram iniciadas as instalações dos vestiários e áreas técnicas.
Execução: 64%
Conclusão: Primeiro trimestre de 2016
Capacidade: 5.000 lugares
Evento-teste: Março de 2016
Modalidades: Esgrima do pentatlo moderno, basquete feminino (primeira fase) e esgrima em cadeira de rodas.

Circuito de Canoagem Slalom
Situação atual: As estruturas em concreto armado do lago (pilares, paredes, vigas e lajes), canais de treinamento e competição, casa de bombas e edifício técnico foram concluídas. Também estão prontas a fundação do prédio de apoio, a alvenaria da casa de bombas e do edifício técnico e a pavimentação de acesso ao circuito de canoagem slalom. A concretagem da laje do lago foi finalizada e a execução de sua drenagem, em manilhas de concreto, está em andamento. A armação e impermeabilização dos canais de competição e treinamento estão concluídas. Os trilhos dos obstáculos estão instalados e já foram iniciadas a limpeza interna para a colocação dos obstáculos. A instalação das bombas dos circuitos de competição e treinamento estão em andamento. Na área comum do Parque Radical, as redes de drenagem de águas pluviais e o paisagismo estão em andamento. A pavimentação de acesso ao circuito de canoagem slalom está em andamento. No edifício de apoio, foi concluída a estrutura metálica e iniciada a colocação das lajes pré-moldadas. A passarela de ligação entre o BMX e o circuito de canoagem slalom está na fase final de acabamento.
Execução: 81%
Conclusão: Primeiro trimestre de 2016
Capacidade: 8.424 lugares temporários
Evento-teste: Novembro de 2015
Modalidade: Canoagem Slalom

Instalações provisórias:
Circuito de Mountain Bike
Situação atual: A manutenção da pista de competição e o plantio de grama da área de domínio comum estão na fase final.
Execução: 80%
Conclusão: Primeiro trimestre de 2016
Capacidade: 25 mil lugares em pé
Evento-teste: Outubro de 2015
Modalidade: Ciclismo Mountain Bike

Estádio de Deodoro
Situação atual: Os trabalhos de terraplenagem foram iniciados.
Conclusão: Primeiro trimestre de 2016
Capacidade: 15.000 lugares
Evento-teste: Março de 2016
Modalidades: Rúgbi, hipismo do pentatlo moderno e combinado (corrida e tiro) do pentatlo moderno; futebol de 7

Ainda há muito o que fazer nas instalações, mas obras estão dentro do prazo. Foto: Luiz Souza

Ainda há muito o que fazer nas instalações, mas obras estão dentro do prazo. Foto: Luiz Souza

Obras do Complexo de Deodoro estão adiantadas. Foto: Luiz Souza

Obras do Complexo de Deodoro estão adiantadas. Foto: Luiz Souza

Pista de BMX do Complexo Esportivo de Deodoro. Foto: Luiz Souza

Pista de BMX do Complexo Esportivo de Deodoro. Foto: Luiz Souza

About the Author

Luiz Souza
Fotojornalista criador do site Subúrbio RJ. O objetivo do site é compartilhar notícias e acontecimentos importantes da cidade do Rio de Janeiro e da região metropolitana do Rio. O foco principal do site é a divulgação de notícias relacionadas à cultura e eventos importantes para a cidade como o Jogos Olímpicos Rio 2016.

Be the first to comment on "Confira como estão as obras do Complexo Esportivo de Deodoro"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*