Como Nascem As Estrelas – Evento Grátis


Como Nascem As Estrelas - Arena Carioca Fernando Torres - Parque Madureira

Como Nascem As Estrelas – Arena Carioca Fernando Torres – Parque Madureira

“COMO NASCEM AS ESTRELAS” TRAZ UNIVERSO DE CLARICE LISPECTOR PARA A ARENA CARIOCA FERNANDO TORRES, NO PARQUE MADUREIRA
Peça infanto-juvenil tem SESSÕES GRATUITAS dias 30 e 31 de maio e 1º de junho

Espetáculo de teatro e música que, desde 2008, circula pelo Brasil e pelo exterior reunindo crianças e adultos em torno da prosa e da poesia de Clarice Lispector, “Como nascem as estrelas” aporta na Arena Carioca Fernando Torres, no próximo fim de semana, para três sessões gratuitas (30, 31 de maio e 1 de junho) com entrada gratuita.

A peça é baseada no livro “Como nasceram as estrelas”. Nele, a autora reconta 12 lendas do folclore brasileiro. A montagem transforma em teatro seis das lendas do livro e traz para o palco índios, pássaros exóticos, macacos, onças, e personagens brasileiros como Pedro Malasartes e Yara, apresentados de forma original por Clarice.

A música é tocada ao vivo e segue a mesma fórmula do texto, transitando entre o popular e o erudito sem nenhuma cerimônia. O músico Rui Alvim, diretor musical e músico do espetáculo, em sua trajetória artística tem parceria com nomes como Zeca Pagodinho e Martinho da Vila, sem deixar de tocar em orquestras. Rui, junto com Carol Panesi, apresentam ao público composições clássicas, ritmos indígenas, chorinhos, fados e sambas compostos por Villa lobos, Chiquinha Gonzaga, Jacob do Bandolim e Dorival Caymmi. Os instrumentos são um atrativo a mais para adultos e crianças, que se deliciam ao ver e ouvir o clarone, o trompete, o violino e a clarineta misturados aos instrumentos indígenas.

Os adereços, criados pela designer Maria Oiticica, são compostos por cestaria e biojóias e misturam materiais como a prata e a seda às sementes e à palha. Já o cenário, de Ney Madeira, indicado ao prêmio Zilka Salaberry, é uma instalação que reporta às matas brasileiras e foi confeccionada com redes, escadas de corda e tecidos onde são pendurados instrumentos de percussão. Essa instalação é montada pelo próprio Madeira no espaço em que o espetáculo é apresentado, buscando o máximo de aproveitamento e valorização do espaço e de seu entorno.

Músicos e atores estão o tempo todo em cena e estabelecem desde o primeiro instante uma relação direta com o público. O espetáculo começa fora do teatro: durante o trajeto até a plateia, o público, guiado pelos atores e pela música, é convidado a interagir com o cenário.

O figurino, inspirado em grafismos indígenas, é mais uma criação de Ney Madeira e também foi indicado para o prêmio Zilka Salaberry. A luz de Aurélio de Simoni aproxima palco e platéia e traz para o espetáculo a atmosfera das matas brasileiras.

Acompanha o espetáculo a oficina “Brincando Com Clarice”. Nessa oficina, a equipe artística de “Como nascem as estrelas” recebe 30 participantes de todas as idades para a realização de jogos teatrais, dinâmicas corporais e exercícios musicais a partir de trechos de livros de Lispector. Durante a oficina, o processo de criação do espetáculo é exposto aos participantes. “Brincando com Clarice” acontece dentro do cenário e tem duração de duas horas.

SERVIÇO
O que: “Como nascem as estrelas”
Onde: Arena Carioca Fernando Torres
Quando: 30 (sexta) e 31 (sábado) de maio e 1º de junho (Domingo)
Hora: 30 de maio às 15h; 31 de maio às 17h e 1º de junho às 16h
Quanto: ENTRADA GRATUITA

(Texto: Página do Evento no Facebook – https://www.facebook.com/events/469473829865835/469480113198540/

About the Author

Luiz Souza
Fotojornalista criador do site Subúrbio RJ. O objetivo do site é compartilhar notícias e acontecimentos importantes da cidade do Rio de Janeiro e da região metropolitana do Rio. O foco principal do site é a divulgação de notícias relacionadas à cultura e eventos importantes para a cidade como o Jogos Olímpicos Rio 2016.

Be the first to comment on "Como Nascem As Estrelas – Evento Grátis"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*