Carro alegórico do Paraíso do Tuiuti deixa feridos no Sambódromo


Durante o desfile da escola de samba Paraíso do Tuiuti, o último carro alegórico a entrar na avenida perdeu o controle deixando pelo menos 8 feridos. Uma mulher que ainda não teve seu nome divulgado, teve fratura exposta na perna ao ser imprensada pelo carro alegórico contra as grades que separam a pista de desfile do público das arquibancadas.

O fotógrafo Severino Silva do Jornal O Dia foi um dos feridos no acidente. Duas ambulâncias foram rapidamente deslocadas para o local e em seguida um caminhão do Corpo de Bombeiros entrou na Marquês de Sapucaí com ferramentes específicas para conseguir cortar as grades e liberar a mulher que ficou com a perna presa na grade. De um lado ficou o corpo e do outro, a perna, com fratura exposta. Pelo menos dois feridos foram encaminhados para o Hospital Municipal Souza Aguiar, os outros feridos foram atendidos no próprio Sambódromo e liberados em seguida.

Informações iniciais dão conta de que a mulher encontra-se com ferimentos mais graves e requer cuidados especiais.

Um dos feridos atendido no posto médico da Marquês de Sapucaí é o Carnavalesco da Porto da Pedra. Ele teve ferimentos leves na perna, mas passa bem.

Sambodromo – Foto: Luiz Souza

Postos médicos realizaram 131 atendimentos no Sambódromo até as 22:00h

Os nove postos montados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) no Sambódromo e no Terreirão do Samba realizaram 131 atendimentos até as 22h da primeira noites de desfiles do Grupo Especial neste domingo, dia 26. Desses, três foram transferidos para hospitais da rede de urgência e emergência municipal. Mal estar devido ao calor e ao longo tempo sem se alimentar ou se hidratar, enquanto aguardam o início do desfile, hipertensão e entorses são os principais motivos que levam os foliões a necessitarem de assistência de saúde.

A recomendação da SMS para os foliões é beber bastante água e não passar longo tempo sem se alimentar. Vale ressaltar que os foliões devem avaliar a procedência e a forma de armazenamento dos produtos que vão ingerir. É importante também que haja moderação na ingestão de bebidas alcóolicas. Para aqueles que fazem uso de medicamento regular, é fundamental não deixar de tomar o remédio. É importante se divertir bastante, mas sem se descuidar da saúde.

VIGILÂNCIA SANITÁRIA FAZ INSPEÇÕES NO SAMBÓDROMO

O desfile do Grupo Especial das escolas de samba será acompanhado por técnicos da Vigilância Sanitária, que vão inspecionar estabelecimentos de comercialização de alimentos, espaços de embelezamento, massoterapia e buffet dos camarotes, ambulâncias, postos de saúde, condições de trabalho na passarela do samba, instalações para água de consumo e verificar a presença de criadouros do mosquito Aedes aegypti.

A Vigilância Sanitária também participou do desfile do grupo de escolas da série A. Nos dois dias foram feitas 229 inspeções, com aplicação de 13 multas, além da inutilização de dois quilos de alimentos e as interdições de três cozinhas de camarotes (uma estava sem água e sem luz, outra, sem exaustão e com excesso de calor, e a terceira apresentou falta de higiene).

A ação no sambódromo é uma dentre várias que o órgão está fazendo para evitar riscos à saúde de cariocas e turistas que estão curtindo a folia na capital fluminense. Já houve capacitação dos ambulantes que trabalharam nos ensaios técnicos e cursos de manipulação de alimentos para responsáveis técnicos e manipuladores de alimentos dos buffets, bares e lanchonetes do sambódromo, dos ambulantes que vão trabalhar no entorno da passarela do samba, dos barraqueiros do Terreirão do Samba, da rede hoteleira e dos quiosques da orla. Até a quarta-feira de cinzas também vão acontecer inspeções de estabelecimentos que estão localizados em regiões de grande concentração do público do carnaval de rua e em clubes que organizam eventos carnavalescos.

Os foliões também podem ajudar na diminuição de riscos à saúde por meio de denúncias à Central de Atendimento 1746 quando identificarem situações irregulares de higiene nos estabelecimentos. Todas as demandas serão encaminhadas aos técnicos da Vigilância Sanitária, que comparecerão aos locais denunciados, para avaliarem as condições higiênico-sanitárias e, caso necessário, aplicarem as penalidades previstas em lei.

About the Author

Luiz Souza
Fotojornalista criador do site Subúrbio RJ. O objetivo do site é compartilhar notícias e acontecimentos importantes da cidade do Rio de Janeiro e da região metropolitana do Rio. O foco principal do site é a divulgação de notícias relacionadas à cultura e eventos importantes para a cidade como o Jogos Olímpicos Rio 2016.

Be the first to comment on "Carro alegórico do Paraíso do Tuiuti deixa feridos no Sambódromo"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*