Caravana de Arte e Literatura chega a Magé


Evento vai agitar o Calçadão da cidade com poesia, dança e debate sobre teatro e literatura.

O grupo Q'batuque se apresentou em Quissamã

O grupo Q’batuque se apresentou em Quissamã

A Caravana de Arte e Literatura, realização da Secretaria de Estado de Cultura, através das Superintendências da Leitura e do Conhecimento e de Artes, em parceria com a Escola Técnica Estadual Martins Pena e a editora Cobogó, com apoio das prefeituras dos locais visitados, chegará, na próxima sexta-feira, 30 de outubro, no município de Magé.

O encontro começa às 15h, no Calçadão de Magé, com apresentações de teatro, dança e uma mesa de bate-papo. A programação será aberta com um Sararte, apresentando uma leitura dramatizada do poema Cântico Negro, de José Regio, pelos artistas locais Patric Rosa, Gisele Castro e Sérgio Oliveira. Às 16h tem início a Mesa de Bate-Papo, com o tema Teatro e Literatura: Que Conversa é Essa?, da qual participarão a atriz, roteirista, dramaturga e diretora teatral, Renata Mizhari; o professor de teatro da Escola Estadual de Teatro Martins Pena, Roberto Lima; com a mediação da jornalista e escritora, Isabel Clemente.

Uma apresentação do Núcleo de Pesquisa de Dança para atores, projeto da Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Pena, marcada para 17h, encerra a programação para Magé:o espetáculo de dança Crianças de Terezin, livremente inspirado no livro O Diário de Helga, da escritora Helga Weiss, um relato de uma menina judia durante a Segunda Guerra Mundial, sobre a vida em um campo de concentração.

A Caravana de Arte e Literatura, desde o seu lançamento, em agosto de 2015, leva aos municípios da Baixada e do interior, um intercâmbio de linguagens artísticas, através do teatro e da literatura. O projeto já passou por Nova Iguaçu, Seropédica, Queimados, Quissamã e Itaboraí, sempre com apresentações de esquetes e espetáculos teatrais construídos por grupos locais, além de montagens realizadas por alunos e professores da Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Pena. Em todas as edições a Mesa de Bate-Papo faz parte da programação e já passaram por ela nomes como Ana Lucia Prado, atriz, jornalista e gestora cultural; Joaquim Vicente, produtor de cinema e teatro; Ramon Nunes Mello, poeta, escritor e jornalista; Léo Carnevale, ator e palhaço,e a escritora Andrea Viviana Taubman.

Após as apresentações da Caravana em Magé haverá um sorteio de livros para o público.

About the Author

Luiz Souza
Fotojornalista criador do site Subúrbio RJ. O objetivo do site é compartilhar notícias e acontecimentos importantes da cidade do Rio de Janeiro e da região metropolitana do Rio. O foco principal do site é a divulgação de notícias relacionadas à cultura e eventos importantes para a cidade como o Jogos Olímpicos Rio 2016.

Be the first to comment on "Caravana de Arte e Literatura chega a Magé"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*