CAPS Neusa Santos Souza em Senador Camará


Prefeitura do Rio inaugura Unidade de saúde mental Neusa Santos Souza, em Senador Camará, que é a 28ª do município.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) inaugurou nesta quarta-feira, 14 de setembro, o Centro de Atenção Psicossocial CAPS II Neusa Santos Souza, na Rua Baalbek, 75, em Senador Camará. A unidade, que integra a rede de saúde mental, será referência para os moradores da região de Bangu e adjacências (AP 5.1), que contarão com atendimento psicossocial para pacientes com transtornos mentais graves. O CAPS oferece atendimentos individuais ou em grupo, oficinas terapêuticas, visitas domiciliares e atendimento familiar, além de atividades comunitárias voltadas para a integração do paciente com a comunidade onde mora.

A unidade atenderá a uma parte da Área de Planejamento (AP) 5.1, abrangendo os bairros de Bangu, Sulacap, Realengo, Senador Camará, Padre Miguel e Magalhães Bastos. Outros dois CAPS funcionam na região: CAPS Lima Barreto, em Bangu; e CAPSi Pequeno Hans, em Sulacap, especializado no atendimento a crianças e adolescentes.

CAPS Neusa Santos - Foto: Divulgação

CAPS Neusa Santos – Foto: Divulgação

O CAPS Neusa Santos Souza conta uma equipe profissional formada por três médicos psiquiatras, dois enfermeiros diurnos e noturnos, três técnicos de enfermagem noturnos e diurnos, cinco psicólogos, um farmacêutico, um musicoterapeuta, um assistente social, um educador físico e um nutricionista. A unidade funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, atendendo a pacientes por demanda espontânea, encaminhados pelas unidades básicas de saúde ou vindos de internações hospitalares.

O nome da nova unidade é uma homenagem à psicanalista e escritora baiana que lutou contra a desigualdade racial no país na década de 80, escrevendo textos, livros, artigos e crônicas em jornais e revistas sobre preconceito. Seu livro mais famoso é “Tornar-se negro”, publicado em 1982, no qual buscou mostrar a partir da psicanálise como a sociedade é desfavorável ao negro. Neusa Santos Souza teve uma presença marcante na formação de inúmeros psicanalistas do Rio de Janeiro e contribuiu muito ​com seus estudos sobre a clínica da psicose.

CAPS Neusa Santos Souza - Foto: Divulgação

CAPS Neusa Santos Souza – Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio passa a contar com 28 centros de atenção psicossocial em todas as regiões da cidade, sendo cinco deles com atendimento 24h por dia. Seis unidades são classificados como CAPSad, voltadas ao atendimento para usuários de álcool e outras drogas, quatro deles com atendimento 24h. Outras sete unidades são especializadas no atendimento de crianças e adolescentes. Há ainda, no município do Rio, outros três CAPS das redes estadual e federal.

About the Author

Luiz Souza
Fotojornalista criador do site Subúrbio RJ. O objetivo do site é compartilhar notícias e acontecimentos importantes da cidade do Rio de Janeiro e da região metropolitana do Rio. O foco principal do site é a divulgação de notícias relacionadas à cultura e eventos importantes para a cidade como o Jogos Olímpicos Rio 2016.

Be the first to comment on "CAPS Neusa Santos Souza em Senador Camará"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*