Campanha de multivacinação começa dia 19


Meta é atualizar imunização de crianças e adolescentes. Para pólio há nova recomendação

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) inicia no dia 19 de setembro a Campanha de Multivacinação para Atualização do Esquema Vacinal. Até o dia 30 de setembro, a SMS disponibilizará todas as vacinas do calendário básico da criança e do adolescente, tendo como principais objetivos a atualização das vacinas para os integrantes dos grupos alvos e a redução do risco de transmissão de doenças imunopreveníveis.

Mais de 200 postos de vacinação nas unidades de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde) de toda a cidade estarão prontos para receber as crianças e adolescentes de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O dia D de vacinação acontecerá no sábado 24 de setembro, quando as unidades de Atenção Primária funcionarão também até as 17h. A SMS recomenda que pais e responsáveis levem aos postos a Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente, ou algum comprovante da situação vacinal. Os documentos serão avaliados pelas equipes de saúde e eventuais doses que não tenham sido feitas na época indicada serão aplicadas.

Estarão disponíveis, para crianças menores de 5 anos que precisem completar os esquemas de imunização, as vacinas BCG, Pentavalente, Rotavírus, Pneumo 10, Meningo C, Tríplice Viral, DTP infantil, contra varicela, contra poliomielite (VIP e VOPb), contra hepatite A, contra a hepatite B, entre outras. Também haverá aplicação da segunda dose da vacina contra influenza especificamente para crianças que receberam a primeira dose durante a campanha de maio e ainda precisem completar o esquema vacinal com a segunda dose. Para o grupo de adolescentes de 9 e 14 anos, estarão disponíveis as seguintes vacinas: Tríplice Viral, Dupla Adulto, contra hepatite B e contra HPV, esta última específica para as meninas. A vacinação não terá meta a ser alcançada, uma vez que se trata de completar os esquemas vacinais das crianças e adolescentes que eventualmente estejam em aberto.

Devido a mudanças no esquema de vacinação contra a poliomielite, a recomendação do Ministério da Saúde para a Vacina Oral Poliomielite (VOP) será vacinar apenas as crianças que ainda não tenham completado as duas doses de reforço desta vacina. Será, portanto, uma vacinação seletiva e não generalizada para a faixa etária, como ocorria em outros anos. Trata-se de uma atualização regular do Calendário Nacional de Vacinação, uma vez que as três doses da Vacina Inativada Poliomielite (VIP) previstas no calendário básico e feitas na rotina dos postos já garantem a proteção. O Brasil está livre do poliovírus há 27 anos, desde 1990.

Em caso de dúvidas, os pais ou responsáveis devem procurar a unidade de Atenção Primária mais próxima de sua residência para informação, orientação e avaliação clínica da criança. Para encontrar a unidade de referência basta acessar no site da Secretaria Municipal de Saúde o link “Onde ser atendido” (http://www.rio.rj.gov.br/web/ sms/onde-ser-atendido), ou ligar para a Central de Atendimento da Prefeitura, no número 1746.

About the Author

Luiz Souza
Fotojornalista criador do site Subúrbio RJ. O objetivo do site é compartilhar notícias e acontecimentos importantes da cidade do Rio de Janeiro e da região metropolitana do Rio. O foco principal do site é a divulgação de notícias relacionadas à cultura e eventos importantes para a cidade como o Jogos Olímpicos Rio 2016.

Be the first to comment on "Campanha de multivacinação começa dia 19"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*