Cais do Valongo é candidato a Patrimônio Cultural da Humanidade


Representantes de 21 países que são Membros do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco, Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, estão reunidos na cidade polonesa de Cracóvia para avaliar locais que concorrem ao título de Patrimônio Cultural da Humanidade. Um dos candidatos é o Cais do Valongo, que posteriormente passou a ser o Cais da Imperatriz, até ser aterrado e ficar mais de um século escondido, só sendo redescoberto durante obras de revitalização da zona portuária do Rio de Janeiro, em obras de infraestrutura feitas para preparar a cidade para a Copa do Mundo de 2014 e para os Jogos Olímpicos Rio 2016.

O local tem importância para a humanidade, pois marca uma passagem triste da história mundial. O Cais do Valongo, é conhecido como sendo o principal ponto das Américas onde haviam o desembarque de pessoas trazidas da África para serem vendidas como escravos no Brasil e também países vizinhos. O local, segundo dados históricos, teria sido local de desembarque de um número entre 500.000 e 1 milhão de pessoas durante os 20 anos em que esteve ativo.

Cais do Valongo - Patrimônio Cultural da Humanidade - Foto: Luiz Souza / SuburbioRJ

Cais do Valongo – Patrimônio Cultural da Humanidade – Foto: Luiz Souza / SuburbioRJ

O Cais do Valongo foi construído em 1811 e utilizado como ponto de atracação de navios negreiros até 1831, quando o tráfico transatlântico de escravos foi proibido. Alguns anos depois o local foi reformado para receber a princesa Teresa Cristina de Bourbon Duas-Sicílas, e após sua inauguração em 1843 e do casamento de princesa com o Imperador Dom Pedro II, o local passou a se chamar Cais da Imperatriz, havendo no local um marco esculpido em pedra com o símbolo do império.

Além do sítio arqueológico, foram encontrados muitos objetos trazidos pelos escravos, que atualmente aguardam destinação. O sítio arqueológico tornou-se, desde 2011 quando foi redescoberto, um importante ponto turístico na região do Centro do Rio. O local é de fácil acesso, ficando nas imediações da Orla Conde / Boulevard Olímpico e do Hospital dos Servidores do Estado. A visitação é pública e gratuita, sendo limitada a área de circulação onde os visitantes podem ver o local, fotografar e obter informações nas placas informativas dispostas no entorno do monumento histórico.

About the Author

Luiz Souza
Fotojornalista criador do site Subúrbio RJ. O objetivo do site é compartilhar notícias e acontecimentos importantes da cidade do Rio de Janeiro e da região metropolitana do Rio. O foco principal do site é a divulgação de notícias relacionadas à cultura e eventos importantes para a cidade como o Jogos Olímpicos Rio 2016.

Be the first to comment on "Cais do Valongo é candidato a Patrimônio Cultural da Humanidade"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*