Antonio Guerra apresenta o CD “Movimentos”, no Rio e em MG


Com este trabalho, em maio, junho e julho, o pianista, compositor e arranjador se apresenta em três datas no Rio de Janeiro (Teatro Rival, Palco Principal do Dia da Música e Teatro Sérgio Porto), e no Savassi Jazz Festival, em Belo Horizonte

Antonio Guerra

O pianista, compositor e arranjador Antonio Guerra, que lançou o CD “Movimentos” no segundo semestre de 2015, segue com o show da turnê de seu primeiro trabalho autoral com quatro novas datas na cidade do Rio de Janeiro e em Belo Horizonte, Minas Gerais:

Junto com seu quarteto, Antônio se apresenta no próximo dia 25 de maio, às 19h30, no Teatro Rival (SERVIÇO ABAIXO) e, na sequência, no dia 18 de junho, no palco principal do Dia da Música; no dia 29 de junho ele estará no Savassi Jazz Festival, em Belo Horizonte; e no dia 21 de julho, de volta ao Rio, no Teatro Sergio Porto.

Em seu CD de estreia, assim como nas apresentações, Antonio Guerra passeia por diversos estilos musicais, integrando influências da música de concerto e do jazz com frevo, baião, maracatu, jongo, samba, salsa cubana, dentre outros. “Acredito que a música mistura, movimenta e transforma, derruba barreiras linguísticas, culturais, políticas e religiosas”, destaca Antonio ao anunciar a proposta do disco como uma viagem por gêneros, ritmos e harmonias que ultrapassam fronteiras.

Elogiado pela crítica especializada, o disco foi todo produzido por Antonio, que também assina os arranjos, e contou com a participação especial da cantora Mart’nália, e de músicos como Ricardo Silveira, Kiko Horta, Eduardo Neves e Joana Queiroz, importantes nomes do instrumental nacional. Para os shows de “Movimentos”, o artista convocou um time de primeira categoria, formado por Ivan Machado (baixo), Antonio Neves (bateria) e Aquiles Moraes (trumpete). Juntos eles formam o Antônio Guerra Quarteto.

Trajetória
Criado em um meio familiar muito musical, o carioca Antonio Guerra tem uma trajetória dividida entre a música de concerto e popular. Suas composições expressam espontaneidade pela improvisação e elaboração em seus arranjos. Iniciou seu trabalho autoral com o Grupo Zanzibar, em 2010. No mesmo ano, atuou como pianista e ator no filme “As Mãos de Meu Filho”, da TV Record, executando obras de Chopin, Bach e Bethoven. Bacharel em Arranjo na Unirio, foi premiado com uma bolsa para estudar na Örebro Universitet, na Suécia, onde se aprofundou na arte de improvisar e compor, em 2011.

A partir 2012, integrando o grupo Bondesom, apresentou-se pelos principais festivais de jazz da cidade do Rio de Janeiro, como o CopaFest e o Leblon Jazz Festival e diversos Sescs pelo Rio de Janeiro. Entre 2012 e 2014, integrou a turnê do disco “Não Tente Compreender” com a cantora e compositora Mart’nália, realizando shows pelo Brasil e pelo mundo. Em 2014, participou da gravação do último disco do consagrado bandolinista Rodrigo Lessa (como pianista), e de “Três”, terceiro álbum do Bondesom (como pianista e compositor). Antônio também esteve em turnê com a diva Elza Soares, como pianista no show “Elza canta Lupicínio” e em “Elza e Mitch Winehouse” por diversas cidade do Brasil. Neste ano Antonio Guerra integra a gravação do segundo álbum do cantor e compositor Rubel, como pianista e arranjador.

Lançado em setembro de 2015, seu primeiro álbum, “Movimentos”, traz dez composições autorais de música instrumental, todas inéditas. O disco conta com participações especiais de Mart’nália, Ricardo Silveira, Kiko Horta e Eduardo Neves. Com este trabalho, o artista também foi selecionado pelo Prêmio MIMO INSTRUMENTAL para integrar a programação do festival de jazz MIMO 2015, que aconteceu entre outubro e novembro em três cidades do país, Rio de Janeiro, Paraty e Olinda (PE), e também entrou na programação do Palco Principal do Dia da Música, no Rio de Janeiro, e do Savassi Jazz Festival, em Belo Horizonte, neste ano.

CD “Movimentos”
Disponível para audição e download em: https://soundcloud.com/antonio_guerra/sets/movimentos
e https://itunes.apple.com/gm/album/movimentos/id1031823457
Facebook do artista: www.facebook.com/aguerra.piano

Links: https://youtu.be/MIAiBgMzIs Teaser do processo de criação do álbum, Antonio Guerra e suas parcerias; https://www.youtube.com/watch?v=JGiSxEozHxI ‘Orquidea’, ao vivo no Oi Futuro; https://youtu.be/k0lGUnTRGO4 ‘Abraçajaca’, com Antonio Guerra Sexteto; https://youtu.be/yIDRvcbkMg Apresentação da música ‘Gavião’ com Antonio Guerra Quarteto; https://youtu.be/61yiiNlBq4 ‘Sono Profundo’, Antonio Guerra Solo.

SERVIÇO – RIVAL
Antonio Guerra Quarteto
Teatro Rival BR
Rua Álvaro Alvim, 33 Cinelândia
25/05, quarta, às 19h30
Entrada franca
2240-4469
www.teatrorivalpetrobras.com.br

About the Author

Luiz Souza
Fotojornalista criador do site Subúrbio RJ. O objetivo do site é compartilhar notícias e acontecimentos importantes da cidade do Rio de Janeiro e da região metropolitana do Rio. O foco principal do site é a divulgação de notícias relacionadas à cultura e eventos importantes para a cidade como o Jogos Olímpicos Rio 2016.

Be the first to comment on "Antonio Guerra apresenta o CD “Movimentos”, no Rio e em MG"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*