Alunos com deficiência recebem visita de atletas paralímpicos


Alunos com deficiência receberão visita de atletas paralímpicos no Dia da Luta Nacional de Pessoas com Deficiência.

Atleta Paralímpico Rio 2016 - Foto: Luiz Souza

Atleta Paralímpico Rio 2016 – Foto: Luiz Souza

No dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiências, o Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência (CIAD), promoverá uma palestra para os alunos sobre a importância do esporte e do lazer na vida dessas pessoas. Entre os convidados para o debate estão os atletas paralímpicos Jonathan de Souza Santos, bronze nos Jogos de Londres 2012 e quarto colocado nos Jogos Rio 2016 na prova de arremesso de peso classificação F41 anão e João Victor Teixeira de Souza Silva, atleta de arremesso de peso e lançamento de disco classificação F37 paralisia cerebral.

O CIAD integra o programa de Vilas Olímpicas da Prefeitura do Rio. O programa para pessoa com deficiência da Secretaria Municipal de Esportes Lazer atende cerca três mil alunos com deficiência em cerca de 50 atividades gratuitas e com horários definidos e orientados por profissionais habilitados em 18 equipamentos esportivos do município. Referência no atendimento a esse público, o CIAD recebe aproximadamente 500 pessoas que praticam atividades esportivas e de lazer na quadra poliesportiva, na sala de ginástica e na sala de lutas tatame e auditório.

Após a palestra, os convidados e os alunos do CIAD assistirão a uma apresentação de dança de alunos com deficiência na quadra poliesportiva.

Mais informações sobre os atletas paralímpicos:

Jonathan de Souza santos
Classe: F41
Idade:26
Cidade Natal:Maceió
Atual:Rio de janeiro
Começou a treinar em 2007
Com 1 ano de treino, foi para o Jogos Paralímpicos de Pequim, com a 5 colocação; em 2009 foi campeão no para pan americano juvenil com recorde mundial no lançamento de disco; medalha de bronze na Paralimpíadas de Londres 2012 no lançamento de disco; campeão mundial no lançamento de disco em Lyon 2013 e prata no arremesso de peso; medalha de bronze no arremesso de peso em Doha 2015.

João Victor Teixeira de Souza Silva
Classe: arremesso de peso e lançamento de disco
Idade: 21 anos
Cidade Natal: Rio de Janeiro
Atual: Rio de Janeiro
Começou a treinar aos dez anos de idade. Aos 12 teve convulsões que resultaram em uma paralisia cerebral.
Na primeira competição internacional na Argentina (Buenos Aires), obteve Medalha de Prata no arremesso de peso e no lançamento de Disco; nos Jogos Sul-americanos no Chile (Santiago) conquistou a medalha de prata; líder do ranking brasileiro e sul- americano com a marca de 48,06; medalha de Ouro nos jogos Parapan- Americanos de Toronto 2015; e atual campeão e líder do ranking Brasileiro e Sul-Americano, recordista Sul-Americano com a marca de 13,50.

Local do Evento: CIAD, Avenida Presidente Vargas, 1.997, 3o Andar, Centro
Horário: 14h

About the Author

Luiz Souza
Fotojornalista criador do site Subúrbio RJ. O objetivo do site é compartilhar notícias e acontecimentos importantes da cidade do Rio de Janeiro e da região metropolitana do Rio. O foco principal do site é a divulgação de notícias relacionadas à cultura e eventos importantes para a cidade como o Jogos Olímpicos Rio 2016.

Be the first to comment on "Alunos com deficiência recebem visita de atletas paralímpicos"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*